Complexo J – Uma banda a frente do seu tempo

Publicado: 23 , setembro , 2011 , sexta-feira em Cultura Gospel

Às portas do Rock in Rio 2011, o Brasil respira música. Um festival que começou na década de 80 e colocou o Brasil no cenário dos grandes festivais mostrou que o Brasil era um país musical, porém foi uma década marcada por grande consumo de álcool e drogas dentro destes próprios festivais, porque nessa época Rock estava associado a estes vícios. Mesmo assim houve uma turma que não acreditou nisso e, apesar de ter sua geração marcada por esse grande mal, ia na contramão deste sistema. Grandes nomes estão ainda hoje entre nós, como Fruto Sagrado, Resgate, Kastbarnea e Complexo J.

Em especial, no Cultura Gospel desta semana, falaremos sobre a banda Complexo J, uma banda com um vocal misto de um homem e uma mulher, e de jovens integrantes que buscavam marcar sua geração de uma forma diferente daquele sugerida pelos grandes festivais à época e por toda cultura de massa, que estava em plena ebulição sobre assuntos políticos, na busca pela democracia revolucionária, muitos chamados de rebeldes em causa. A grande diferença é que a revolução que eles pregavam é aquela que levaria os jovens aos pés do Senhor.

Com músicas marcantes como “Sábado Quente”, “Choro da Natureza”, “Solidão” e “ Só Deus Sabe”, a banda levou o evangelho e uma mensagem que confrontava a ideologia de sexo, drogas e rock ‘n roll, predominante na época, demonstrando que afinal, tais ideologias pregavam prazeres temporários e  uma busca que só levaria a um vazio de alma profundo.

O som da banda é marcado por um rock progressivo, bastante avançado ou equiparado ao rock da época, além de de canções mais calmas, que embalam nossa reflexão pessoal com Deus. A banda  fez bastante sucesso em sua época, sendo matéria do jornal O Globo e do programa Jô Soares 11 e Meia.

Vale a pena relembrar Complexo J, sabendo que a banda ainda está ativa e marcou sua época com um bom som e, acima tudo, com uma mensagem que falava de salvação e apontado àquele que os jovens realmente precisam: Jesus!

Editado por Luís Fernando Almeida.

Anúncios
comentários
  1. Hedlene Lima Santos disse:

    Ehhhhhhhhhhh saudades…. Muito bom!!!

  2. Bianca Zaene disse:

    Essa eu não conhecia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s