O humor e o cristão

Publicado: 3 , setembro , 2011 , sábado em Opinião

É normal criarmos um estereótipo em relação à “imagem humorística de um cristão”: careta, não ri de nada, carrancudo, fechado, sem graça…e aí por diante! Afinal, o humor e o Cristão são primos distantes? Posso afirmar que ao contrário: são bem próximos, diria até que unha e carne! Rir é algo do próprio homem, e se o homem é a imagem e semelhança de Deus, podemos dizer que o riso também é “algo divino”.

Muita das vezes nos encontramos de cara fechada, e o humor vem combater isso, vem dar leveza à nossa vida, vem colorir. Cristo nos deixou a alegria dele para que assim pudéssemos ser completos, desfrutarmos de uma felicidade incondicional. “Que a minha alegria esteja em vós e que a vossa alegria seja completa” (João 15:11).

Deve-se também diferenciar o humor e a ironia. A ironia vem com a intenção de ridicularizar, o humor é algo benevolente. Essa é grande chave que segura o riso do Cristão; muita das vezes os outros riem ao ridicularizar outra pessoa, e para eles, isso se torna engraçado. Na vida Cristã, o humor está ligado ao discernimento e bom senso.

A presença do amor de Deus na vida de um cristão se faz notório. A alegria é resultado de uma intimidade com Ele, pois transborda, e não depende do dia de amanhã, mas  é um sentimento que  nos faz lembrar que as misericórdias do Senhor se renovam todos os dias. “O coração alegre aformoseia o rosto” (Prov 15:13)

Escrito por @lucasgdleite

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s