Aconselhar os teens

Publicado: 25 , agosto , 2011 , quinta-feira em Pa-Pum

No Pa-Pum de hoje, vamos falar com a estudante de enfermagem, Lanna Xantipa, que também é conselheira de adolescentes cristãos. O Ministério Teen da Igreja Batista Sião mostrou para nossa amiga de apenas 20 anos, que é possível vencer a timidez e ajudar adolescentes nessa difícil fase da vida.

Xantipa, com que idade você começou a trabalhar com os adolescentes da igreja? E como foi?

Não tenho certeza, mas acho q com 18 anos… A Mylene (vice-líder dos Adolescentes da Igreja Batista Sião) me fez o convite, porque fui começando a ser a mais velha da classe dos adolescentes, mas não queria sair porque me identificava ali. Foi o ano também que eu e a My nos aproximamos, e aí ela me chamou pra participar deste ministério…

Hmmm….como tem sido desde então? que dificuldades você enfrenta e quais as partes mais interessantes?

Olha, desde que entrei neste ministério, tenho passado por experiências únicas na minha vida, a maior e melhor delas foi a possibilidade de aconselhar, acompanhar as adolescentes seja em acampamentos, acampadentros ou no dia a dia mesmo. Vi a mão de Deus trabalhando no meu jeito, na minha personalidade, porque sou muito fechada.

E qual é a parte difícil?

Atualmente, minha maior dificuldade é o tempo, o que tem dificultado minha participação nas reuniões.

Recentemente, vocês tiveram um treinamento diferente para lidar com crianças e adolescentes…

Sim, mas para lidar com crianças e juniores, na verdade!

Juniores vai até que idade?

De 9 a 12

O que esse treinamento acrescentou no seu trabalho com os teens?

Que é preciso investir na vida deles, do jeito deles, de forma que os atraiam, que os envolvam assim como para as crianças que há toda uma estrutura.  Assim também deve ser com os teens. Não pode ser de qualquer maneira ou da maneira tradicional, até porque o mundo está aí cheio de atrativos… Só que tudo isso também à luz da Palavra de Deus!

E é uma fase difícil essa idade… como faz pra segurar as meninas de namorarem muito cedo, ou obedecer aos pais?

Tudo na verdade é uma questão de discernimento, de sabedoria, que essa fase é muito difícil de se ter, então é preciso aconselhar, mas a escolha é deles.

E a última pergunta… se alguma teen quiser conversar com você, se aconselhar, como é que faz?

Pode me procurar, estou sempre a disposição, via celular, email, face, orkut e lá pela igreja tambmé. É só me parar pelos corredores!!!

Serviço

O Zion Teen agora está acontecendo às segundas, na casa da Irmã Bena e tem também o Culto da Unijovem aos sábados as 18hs. Aos domingos, 8h30 da manhã, tem Escola Bíblica Dominical, com sala específica para todas as idades.

Deixe um comentário

