Ai que medo!

Publicado: 23 , agosto , 2011 , terça-feira em Matérias
Ele move, mas também paralisa e sempre vem acompanhado de um frio na barriga. Saiba como lidar com os seus receios.

O medo é uma reação natural do ser humano. Sentimo-nos amedrontados, quando estamos diante de uma situação real ou imaginária e ela nos leva a sensação de ameaça. Mas será que esse sentimento é bom? Algumas correntes de pesquisa afirmam que – se usado para o bem – o medo conduz o ser humano a fazer coisas boas e até evita que ele passe por situações ruins. Mas há também aquele medo que paralisa – este pode ser considerado ruim. Então, o que fazer então quando sentirmos medo?

O programador Diego Gatinho, 24, é cristão e sente medo de ser rejeitado. Não da forma pessimista, mas de fazer as coisas erradas e não ser aceito. “Toda vez que vou fazer algo pela primeira vez, sinto medo: primeiro beijo; primeira entrevista de emprego; primeiro dia de trabalho”. Contudo, mesmo com esse sentimento, Diego, criado em um lar cristão, sempre entrega seus temores para o altíssimo. “Creio que a profissão de fé não nos impede de sentir as coisas como qualquer outra pessoa: medo, raiva, enfim, os sentimentos humanos acompanham-nos mesmo quando cremos na Bíblia, a diferença é o que esses sentimentos provocam na gente e como os vivenciamos”, explica.

Em Isaías capítulo 41, versículo 10, é dito que não temos que temer, porque Deus está com a gente, que não é preciso assombrarmo-nos, porque Ele é o nosso Deus e nos fortalece, ajuda e sustenta com a mão da justiça dEle. Isso quer dizer que não devemos temer nunca ou que sentir medo é errado?

Não. Sabe por quê? Porque muitas vezes o medo pode aproximar você de Deus. Quantas vezes uma situação ruim não fez com que você clamasse por Deus e o buscasse com mais veemência? O líder de jovens da Igreja Batista Sião, Tonny Raphael, 29, explica que desde o jardim do Éden, o homem sente medo. Adão, por exemplo, disse: “Ouvi a tua voz no jardim e fiquei com medo, pois estava nu e me escondi” (Gn 3:10). “Isso acontece quando pisamos na bola com Deus e deixamos de estar firmados na Rocha. Até conseguirmos vencer alguns medos em nossas vidas, mas muitos ficarão lá dentro do coração escondidos e incomodando”, explica, dizendo que quando decidimos viver o perfeito amor de Deus em nossas vidas não somente de palavras, mas de atitudes, o medo até pode surgir, pois não temos como evitá-lo, mas ele será lançado fora do nosso coração e de nossas vidas por completo. “É promessa de Deus”, destaca Tonny.

Em Primeira João, capítulo quatro, versículo 18 está a prova do que Tonny disse: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. E qual é o amor perfeito? É o amor de Deus. Logo, você pode sentir temor, porque Deus lançará fora esse medo que você sente.

A redatora publicitária Adriana Melo, 26 anos, não é cristã, mas acredita em Deus. Ela diz que tem medo de inúmeras coisas, até mesmo de sentir medo: “tenho medo de me brigarem, de magoar as pessoas, de não ser aceita, de me machucarem e de perder coisas que eu gosto, mas esse último menos, porque se eu gosto, elas vão estar sempre comigo”, acredita.

Para lidar com o medo ela se move, não fica estática enfrenta-o e diz que isso a edifica, pois a torna mais forte. De fato, quem é cristão, ou não, sentirá medo. A diferença, como disse Diego, está na forma como lidamos com isso.

Então, não se preocupe quando você sentir medo, porque Deus é o nosso refúgio e fortaleza. É o nosso socorro na angústia. Não precisamos temer nada, mesmo que tudo mude: a terra, os montes, mesmo que a água se enfureça, Deus estará comigo e com você (Salmos 46:1-3). Então, já sabe: se sentir medo, entregue-o para Deus. Ele vai cuidar de você.

Editado por Catarina Barbosa
Foto extraída do site Escola Psicologia
Anúncios
comentários
  1. Parabéns, Catarina! Boa visão das partes construindo um todo neste texto! GOSTEI!

  2. Tonny Raphael disse:

    Parabéns Catarina pela matéria, muito edificante. Deus continue abençoando a todos da comunicação. Vamuq vamu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s