Revista Zion comemora primeiro aniversário!

Publicado: 28 , junho , 2011 , terça-feira em Matérias

Em 2009, duas garotas inteligentes e espertas se conheceram, e por serem da área de comunicação, resolveram unir forças para fazer um periódico que pudesse ser canal de informação, de ensino da Palavra de Deus, sem ser exatamente um estudo completo, mas um meio de chamar a atenção para o evangelho. A idéia inicial ganhou forma e vida no início de 2010, quando a dupla resolveu chamar alguns amigos de áreas afins para o trabalho desenhado. Foi então que, em 19 de junho de 2010, a RevistaZion foi lançada oficialmente em Belém. Veja a história completa aqui.

E agora… Uauu! Já são 374 dias de muitas matérias, entrevistas, artigos, depoimentos de bênção, testemunhos de vida, histórias maravilhosas contadas por pessoas de várias partes do Brasil para a Revista Zion [Zion significa Sião, em inglês]. O conteúdo é sempre dinâmico, atual, descontraído, e inteiramente ligado à Palavra de Deus. A verdade do Evangelho é divulgada de forma simples e na linguagem do público-alvo, que é o jovem cristão ou de qualquer outra crença. Desde namoro até esportes, a RZion busca falar de todos os assuntos que permeiam a vida das pessoas, e que geram dúvidas ou polêmicas. Há espaço para debates, para questionamentos e principalmente para a reflexão.

A primeira edição da Revista, ou melhor, a de número zero, lançada em abril de 2010, teve uma tiragem de 200 exemplares. Poucas pessoas tiveram acesso a ela por causa da quantidade. “Foi um projeto piloto”, explica Káyra Matos, líder do Departamento de Comunicação da Igreja Batista Sião. “Na verdade, ainda não tinha o formato e a quantidade de páginas adequada a uma revista. Funcionou muito mais como um boletim informativo, inclusive pelo caráter dos temas abordados. Mas foi importante para percebermos a receptividade dos nossos jovens à nova mídia feita para eles”, descreve Matos.

A Rzion, que recentemente passou a ser exclusivamente online, tinha não só uma versão impressa, com 500 exemplares distribuídos por mês, mas uma versão digital também. No endereço www.revistazion.com, é possível acessar um conteúdo diferente da forma impressa, ou uma extensão dela. “Se, por exemplo, tivemos uma entrevista muito interessante na versão impressa, colocávamos online o conteúdo na íntegra”, exemplifica a jornalista da equipe Paula Costa.

Nos meses seguintes, o periódico que tinha apenas 4 páginas, passou a ter 8, e então 12, e o último a ser diagramado, tem 20. Mas, para a equipe que não pára de trabalhar um dia sequer, o fato de a Revista ter ficado somente na versão online, não modificou a rotina. “Temos que nos dedicar da mesma forma, e no meu caso, em vez de revisar a cada 15 dias, tenho agora que correr para o blog diariamente. Além disso, preciso manter a visão crítica sobre os assuntos. Sempre sugiro melhoras, mudanças e abordagens diferentes”, diz o revisor Fernando Cavalheiro.

Na Cultura Gospel, o colunista Luís Fernando comemora cada vez mais conquistas. Para ele, a primeira delas foi conseguir um espaço para compartilhar sua paixão pela música. “Antes da RZion, eu ficava triste de ver que muita gente da igreja não conhecia importantes nomes da música cristã fora do Brasil: Rebeca S. James, Jeremy Camp, Switchfoot, Britt Nicole, e outros. Além disso, alguns desconheciam ritmos brasileiros maravilhosos como a da flor cristã da MPB gospel, Susana Oliveira”, diz. “A segunda conquista que tive, pessoalmente, e como equipe, foi entrevistar pessoas tão cheias de Deus e ainda pouco divulgadas como os integrantes do Palavrantiga, e recentemente, os componentes da banda Storge 2, cuja entrevista vamos divulgar nessa sexta-feira. Este primeiro aniversário trouxe presentes importantes para todos nós”, comemora Luís Fernando.

Para outras pessoas da equipe, a Revista teve um papel fundamental de integrar, e de fortalecer a fé, caso da futura jornalista Gabriela Azevedo, da estudante Nayara de Aragão e da bióloga Marcella Tagliarini. Para Gabriela, além de poder unir a área de atuação com sua fé, ter feito amigos verdadeiros foi o melhor presente. “Eu comemoro, neste mês, o surgimento da nossa revista linnnndaaaa, e também de amizades eternas. São os melhores amigos que eu poderia ter. Gosto até dos defeitos de cada um. Não consigo mais viver sem eles”, derrama-se.

Nayara de Aragão, a mascote do grupo, que tem apenas 16 anos, conta que conviver com cada membro do departamento de comunicação significa crescimento em todas as áreas. “Como eles são mais velhos do que eu, me ensinam tanto a trabalhar quanto no crescimento de meu relacionamento com o Senhor. Tive um encontro com Deus há 8 meses, e cada um aqui me ensina a ser uma cristã de verdade, me instruindo, e me dando muita força. E tudo o que faço aqui, mesmo que não saiba fazê-lo perfeitamente, me empenho, e no final, descubro que é o máximo. Estou amando”, declara.

Quanto à Marcella, foi uma das melhores decisões do ano, porque a primeira, segundo descreve, foi ter se reconciliado com Deus. “Ao mesmo tempo em que resolvi voltar de verdade para Deus, pedi para fazer parte da Revista, porque entendi que era uma forma de me envolver mais, de me firmar, de andar com pessoas que pudessem compartilhar da mesma fé. E eu encontrei verdadeiros amigos, com as quais tenho o maior prazer de estar”, revela.

E o mais interessante disso tudo: o trabalho é voluntário. Nenhum dos integrantes recebe qualquer valor para realizar suas atividades na Revista. Cada um contribui com o talento que possui, com boa vontade, disposição e responsabilidade. Reunidos todas as quintas-feiras, os jovens jornalistas, publicitários, administradores, designers, biólogos e estudantes levam a sério o trabalho que fazem para Deus. “A Revista Zion objetiva estimular reflexões, confrontar e, por que não dizer, tornar as pessoas que a lêem pessoas melhores, à medida em que proporciona um conteúdo tanto com temas polêmicos quanto com temas corriqueiros do cotidiano sob uma ótica cristã”, avalia Káyra Matos.

Editado por Luciana Almeida

Deixe um comentário