Namoro Cristão: e aí, tá encalhado(a)?

Publicado: 13 , abril , 2011 , quarta-feira em Por eles...

Hoje, vou falar com os solteiros! Tenho observado que parte considerável dos jovens e adolescentes já sofreu uma decepção amorosa e agora está solteiro, buscando mais e mais servir a Deus. Por isso vou te fazer uma pergunta:

VC TÁ ENCALHADO???

Nos tempos de hoje, muitas pessoas nos dão “rótulos” sobre o fato de estarmos solteiros. Creio que todos sabem o que estou falando. Quem que não “adora” aquelas reuniões de família, em que de repente, vc se sente o centro das conversas, onde olham pra vc e perguntam:

– “Como vc tá solteira ainda??”
– “Vai ficar pra titia!” (essa é famosa)
– “Tá encalhada!”

Quais são suas respostas em relação a essas atitudes? Tuas respostas relevam o amor de Deus? Revelam a fé que vc tem, ou vc concorda com as afirmações?

Eu amo reuniões de família! Mas normalmente, o assunto acaba sendo o mesmo. Como que a Pati não tem namorado? Como ela tá solteira ainda?

A princípio, essas coisas me magoavam, eu ficava frustrada e acabava ficando quieta. Me achando uma encalhada mesmo! Mas depois de um tempo, Deus começou a trabalhar isso na minha vida. Então, passei a mudar de atitude. Toda vez que soltavam uma daquelas piadinhas, eu simplesmente falava:
Olha, eu to esperando em Deus, e o cara certo ainda não surgiu na minha vida!  Eu to confiando no tempo de Deus, não preciso me preocupar com isso agora… tenho outras coisas pra me ocupar! E eu não to encalhada, to ancorada!!!!

E vc? Está encalhado ou ancorado??

Ancorar, do famoso Aurélio:

“Fundear, lançar âncora. / Fig. Fixar, firmar: ancorar as idéias em sólida argumentação. / Fig. Persistir, teimar. / Basear-se, apoiar-se.”

Vc sabia que até a Bíblia nos traz um versículo que fala sobre a âncora?

“Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.” – Hebreus 6:19 a
“Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti.” – Salmos 39:7

Onde vc tá apoiando a âncora do teu coração, da tua vida?  Onde vc tá ancorando suas idéias, no mundo ou em Jesus?

Ancore-se em Jesus! Siga Seu exemplo! Desenvolva seu relacionamento com Ele. Fique firme!

Hoje, posso dizer que minha âncora é Jesus! Ele me dá tudo o que preciso para viver, Ele me segura nos tempos difíceis, quando as marés e as tempestades estão fortes, Ele me faz ficar firme.

Os jovens de hoje tem uma grande preocupação com o tempo. Uma vez eu vi num site:

Se dedicarmos o nosso tempo fazendo as coisas que agradam o coração de Deus, procurando estar o mais intimo possível dEle, ficando em oração, procurando crescer espiritualmente e ministerialmente, ao invés de ficarmos procurando o melhor para as nossas vidas, não veremos o tempo passar, o TEMPO DE DEUS parece as vezes estar tão longe, porque estamos muito preocupados com ele, ao invés de nos preocuparmos com o dono do tempo.”

Algumas dicas:

Não deixe que coloquem rótulos em você – Dentro de nossas próprias igrejas existe uma porção de gente que tenta colocar rótulos do tipo “encalhado”, “só”, “solteirão / solteirona”, “ficar para titio”. Não tome para si esses rótulos. Jesus, Paulo, Marta, Maria e Lázaro, só para citar exemplos do Novo Testamento, foram solteiros e em nenhum lugar da Bíblia se encontram referências de que eles foram conhecidos dessa maneira.

Louve a Deus por ser solteiro – Uma das grandes bênçãos é cultivar em nossa vida a gratidão, o louvor. Louve a Deus pelo seu estado civil. Ao invés de ficar reclamando e dizendo para si mesmo frases do tipo “Oh céus, ninguém me ama, ninguém me quer!”, louve a Deus por ser solteiro. Tem muito solteiro, que na base do desespero, está arruinando a sua vida. Nós nos tornamos gratos, se olhamos para aquilo que possuímos, em vez de olhar para aquilo que não possuímos. Uma pessoa grata crê que Deus não a negou nada que fosse bom ( Rom.8:32).

Cuidado com a auto-compaixão e a amargura – Estes são dois dos perigos maiores que rondam os solteiros. Auto-compaixão é mortal, porque esta não coloca o Senhor, no centro das nossas vidas, mas a nós mesmos. A amargura azeda a própria vida e é contagiante. A amargura cria confusão ( Hb 12:15).

Cultive amizades sadias – Uma das maneiras para estarmos de bem com a vida é procurar cultivar amizades sadias. Por isso, faça amigos em sua igreja, no seu trabalho e na sua comunidade. Amizades sadias nos enriquecem como pessoas. Saia com os amigos para comerem uma pizza, ver um bom filme, uma boa peça de teatro. Sirva a Deus junto com seus amigos. Conte com o apoio deles!

Doe-se a si mesmo a outros – A pessoa mais sábia que viveu foi Salomão. Ele disse em Pv 11:24,25: “A quem dá liberalmente ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-a em pura perda”. A alma generosa prosperará e quem dará a beber será dessedentado.” Se dar à outros é o melhor remédio contra a solidão. Muitas vezes se recebe mais, do que se doa.
Uma visita, um telefonema, levar um buquê de flores, podem fazer milagres. Nosso mundo é pobre em interesse genuíno e amizade. Solteiros(as) idosos(as) muitas vezes vivem isolados como também mães com crianças pequenas.

Estude as vidas de pessoas da BíbliaA minha própria experiência e a de outras é, que estudar personagens bíblicas é muito esclarecedor e encorajador. Já apontamos para a vida do Senhor Jesus, que viveu a vida de solteiro.
A Bíblia menciona muitas outras vidas, como por exemplo José, que viveu como homem solteiro na casa de Potifar; Daniel, na corte da Babilônia, cujo vida exercia uma influência enorme. Sem eles a historia tinha sida outra. Quando Paulo escreve em 1 Cor. 7 sobre o estado de solteiro, ele não é casado.
Quanto à mulheres: quão inspirativa é a vida da Míriam, que na Bíblia é mencionada junto com Arão e Moisés como líderes do povo ( Mq 6:4)  A primeira testemunha da ressurreição de Cristo, Maria Madalena, era solteira. Lídia, a primeira convertida na Europa, provavelmente também o era  (Atos 16:14). “Tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” ( Rm 15:4).
Pessoas bíblicas são retratadas como pessoas com anseios, problemas e potenciais , que nós também temos. Podemos aprender do seu exemplo e das suas experiências, tanto as ruins, como as boas. Há pessoas que fascinam e advertem.

A grande diferença em suas vidas não foi se eram homens ou mulheres, casados ou solteiros, a diferença que fizeram foi: o lugar que deram ao Senhor Jesus nas suas vidas. A medida da sua entrega determinava a sua felicidade e utilidade. Isso era verdade para eles, e, muitos séculos depois, também é para nós.

Pati Geiger

Texto extraíde de: http://naomordamaca.com/2011/03/08/namoro-cristao-voce-ta-encalhado/


Anúncios
comentários
  1. Suellen Cruz disse:

    Amei a matéria! Parabéns sempre por esse lindo trabalho que é a Revista Zion.

  2. suely disse:

    muito bo! amei!!!:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s