João Alexandre, a música e um tempo que ficou para trás

Publicado: 8 , abril , 2011 , sexta-feira em Cultura Gospel

O poeta, músico e compositor João Alexandre, precursor da música cristã de qualidade no cenário brasileiro, participante da 39º formação do saudoso grupo “Vencedores por Cristo – VPC – 1983”, grava seu primeiro DVD ao Vivo, na cidade de São Paulo. João é respeitado entre músicos cristãos brasileiros, mas pouco conhecido por grande parte do público brasileiro acostumado com aquilo que toca nas rádios. Pois, as músicas de João não se embalam por clichês do momento e nem pelos acordes que emocionam o público atualmente, mas por aquilo que João entende que agrada o coração de Deus, que agrada a Deus e não homens.

Talvez um cantor com mais de 30 anos de carreira tenha entendido que agora é o momento de gravar seu DVD, pois não há pressa, alarde, pressão de gravadora e sensacionalismo, apenas entendeu que agora é seu tempo. Parabéns, a João que passou pelo tempo, que passou pelas fases, pelas angustias dos dias e continuou sua jornada, vivendo e servindo com o Dom que o Senhor  lhe deu. Graças a Deus, pois, desde de pequeno acompanho este homem, que ouvia na rádio, que não era evangélica, pois, na minha época, rádio evangélica não havia, apenas uma hora, ou horas, para se oferecer um pouco de uma programação evangélica, com poucas músicas cristãs e um cenário brasileiro em que ser Cristão era coisa de louco, onde, ser evangélico, era ser estranho, éramos poucos, éramos pequenos. Encontrar um cristão, era encontrar um irmão e não largar dele, escutar João era escutar uma canção e não desgrudar dela, porque você não tinha muitas músicas cristãs para ouvir.

Nossas músicas, eram de protestos, eram pra salvar o drogado, para ir até o perdido, para ir a quem não tinha nada, aqueles que se encontravam em um miséria social e espiritual. Hoje, precisamos, refletir com João, será que nossas músicas, estão atrás da benção ou do abençoador? estamos procurando sua face ou mãos que nos abençoam? Será que estamos dispostos a refletir a orar, sobre os problemas deste país?

Queremos ousar, criar, fazer diferença, ou, imitar quem faz sucesso, como fazem as famosas cartilhas de auto-ajuda. A bíblia não é um livro de Auto-ajuda, porém é por intermédio da bíblia que Deus nos ajuda, pois não conseguimos nada sem as forças vindas dos céus. Quem nos ajuda é o Senhor, que, quando clamamos, vem ao nosso socorro.

Por tudo que representou, por ter sobrevivido ao tempo, por suas músicas de qualidade e brasilidade, João Alexandre merece um lugar em sua Playlist.

Editado por Luís Fernado Almeida

Anúncios
comentários
  1. Esta canção é proibido pensar de João Alexandre retrata a que ponto chegamos a maneira que esta sendo pregado o evangelho parece que existem meios e maneiras mas na verdade quando Jesus pregava ele não tinha recursos e no entanto multidões os ouvia hoje precisa pareceme fazer espetáculos para atrair pessoas

  2. Paulo Freire disse:

    João Alexandre, esse é o cara. Muitas de suas “músicas-poesias” foram inspiradas por Deus… Perfect.. letras lindas e libertadoras.. Ei! Esqueceram de colocar “Olhos no Espelho”… Confesso que sou fã de carteirinha desse cara. Que inspiração nas letras que compõe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s