Switchfoot – Trilha sonora para uma vida

Publicado: 25 , março , 2011 , sexta-feira em Cultura Gospel

A cultura gospel desse mês traz Switchfoot, considerada uma das melhores bandas cristãs contemporâneas e, até por críticos seculares, como uma excelente escolha de rock alternativo. Uma das grandes curiosidades é que ela é uma das bandas cristãs mais tocadas em trilhas de filmes, ao lado de Sixpence None The Richer, com canções que já apareceram em Um Amor para Recordar, Homem-Aranha, O Presente, Smallville e As Crônicas Nárnia. O nome, Switchfoot, é uma expressão utilizada pelos praticantes do surf e faz todo sentido para os integrantes da banda que o praticam.

Suas músicas apareceram em trilhas sonoras de filmes norte-americanos,  batendo recorde em  “Um Amor para Recordar”, com 4 exibições: Learning to Breathe, You, Only Hope e a famosa Dare You to Move.  A banda também teve presença na série Smallville, com a música “This is Your Life”. No filme Spider-Man 2, marca presença com a canção e o videoclipe “Mean to Live”, videoclipe este que possue duas versões, assim como o vídeo “Dare You to Move”. Por fim, apenas para fechar esta seção de trilhas sonoras, temos a canção “This is Home”, que integra a trilha oficial do filme As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian.

As letras do grupo são poemas que trazem consigo experiências pessoais e experiências de fé, como as de Jon Foreman.  É freqüente encontrá-los em rádios não cristãs, assim como TVs não cristãs, pois a música deles tem rompidos barreiras além dos muros da igreja por apresentarem temas que refletem Deus em suas canções, através de letras que expressam a sua natureza por poesia, questionamentos e a razão do mundo a nossa volta. Suas músicas e refrões são tão envolventes com o nosso eu e ao mesmo tempo tão particularmente íntimos que geram uma interpretação pessoal ao ouvinte da música. Precisamos realmente entender que a banda são pessoas que buscam a Deus, e isso é visto em suas canções, mesmo que em alguns refrões Deus não pareça ser o centro. Ao que tudo indica, o autor do poema pretende alcançar pela música assim como a natureza expressa o criador, como descrito em Romanos 1.20. Por esta razão, podemos obter várias interpretações das músicas para diversos momentos da nossa vida, sejam eles alegres, tristes, devocionais ou de culto a Deus.

Os meninos da banda Switchfoot são originários de San Diego Califórnia, o estilo da banda é rock cristão com uma mistura de pop-punk alternativo.

Por ousarem e serem mais do que uma simples banda de rock, Switchfoot merece lugar em sua playlist.

  • The Legend of Chin (1997)
  • New Way to Be Human (1999)
  • Learning to Breathe (2000)
  • The Beautiful Letdown (2003)
  • Nothing is Sound (2005)
  • Oh! Gravity. (2006)
  • Hello Hurricane (2009)

 

Editado por Luís Fernando Almeida e revisado por Fernando Cavalheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s