Sozinhos

Publicado: 22 , março , 2011 , terça-feira em Matérias

Pode estar uma multidão ao seu lado, mas você pode se sentir sozinho. Às vezes, você está sozinho literalmente. Quando a falta de companhia é desejada, serve para a reflexão. Já a solidão não desejada causa, muitas vezes, uma confusão de sentimentos. É o que acontece com a pedagoga Graciente Nogueira, que perdeu o pai recentemente. “Me sinto muito só há dois meses. Quando estamos sós, sentimos nosso coração vazio. Você se sente incapaz de um monte de coisas”, diz.

Para o cientista da computação Gabriel Araújo, não há ninguém na terra que nunca se sentiu só. “Quem nunca se sentiu? Acho que é uma coisa normal do ser humano. O que diferencia é o que fazemos quando nos sentimos sós”, opina.  

Como vencer a solidão? Para Graciete, é preciso olhar no espelho e dizer: eu vencerei, e mostrarei que sou capaz de tudo. Para Gabriel, é importante não pensar na solidão, mas justamente o contrário: contar com outras pessoas. “Procuro mudar a minha maneira de pensar e logo fazer algo que me faça ‘sair’ desta solidão. Seja se entretendo com outras coisas, como tocar violão, ver um filme, como também contar com os amigos”, sugere.

A Bíblia dá uma dica para quem quer vencer essa situação ou sentimento. No primeiro caso, ela orienta a ter comunhão com pessoas que têm a mesma fé. “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros”, Hebreus 10.25. Em relação ao sentimento, é possível vencê-lo, lembrando que Deus não nos deixa sozinhos. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hebreus 13.5).

Editado por Luciana Almeida

Imagem extraída do blog Neurose freudiana

comentários
  1. Rodolfo disse:

    Que legal.
    Legal as respostas.
    Até Jesus sentiu-se só! (“Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste”).
    Minha opinião:
    Devemos fazer como Jesus, nos momentos em que nos sentimos abandonados, devemos amar, sair de nós mesmos e ir de encontro ao próximo. Não foi isso que Ele fez? Nos amou ao ponto de dar-nos sua vida?
    Então vamos nós também, quando a “solidão” chegar, “dar nossas vidas” aos outros.

  2. Samantha Kunst disse:

    Desviar a solidão para coisas,so vai prolongar a sensação que sentiremos logo depois,tentar suprir a solidão com amigos tbm é uma atitude muito comum,e acho que todo mundo ja tentou fzer,porem acredito que nós possuimos uma solidão do tamanho de Deus,tão grande que so Ele pode suprir.E todas as outras coisas que pensamos precisar ter para pode suprir serão como um complemento.
    Penso que Ele tem o tamanho que o homem precisa p ser preenchido,que nós precisamos..

Deixe um comentário

