SLOW LIFESTYLE

Publicado: 23 , fevereiro , 2011 , quarta-feira em Por eles...

“Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim.”

Poucas frases resumem tão bem o espírito de nossa geração. Somos apressados, estamos acelerados, fomos vencidos pelo poder do utilitarismo, estamos rendidos ao imediatismo. A pressa causa disritmia existencial.

Somos “multidisciplinados”, podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não estamos interessados numa coisa só, tudo nos atrai, abrimos todas as janelas e temos acesso a tudo. O excesso entope os sentidos.

Somos desconectados, por mais paradoxal que seja. Mesmo com toda conexão disponível, de fato, não conseguimos nos comprometer com nada. Somos como crianças em loja de brinquedo, que tendo tanta opção, não consegue abraçar nenhum brinquedo pra chamar de seu. Somos assim, como crianças que não conseguem mais dar nome aos seus brinquedos. E quem não dá nome, não se compromete.

Precisamos ir devagar, fazer a alma voltar a pulsar no ritmo da Terra, considerar os processos naturais, respeitar os ciclos. Precisamos escolher algumas portas, dentre todas as opções da vida. Escolher é assumir que não se pode ter tudo. Precisamos nos comprometer com causas, pessoas, lugares, a fim de encontrar sentido para existência, aquele sentido que faz calar a voz que grita fundo no peito de quem sabe que a vida não pode ser somente esses consumismo e correria desvairados, de que deve ter algo mais.

Desacelerar. Escolher. Comprometer-se.

©2011 Alexandre Robles

Texto extraído de: http://alexandrerobles.com.br/ShowTexto.aspx?ID=874&MidiaID=1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s