Ponto de Encontro

Publicado: 11 , janeiro , 2011 , terça-feira em Matérias

São mais de 20 jovens por noite que se reúnem no Ponto de Encontro do Ministério Belém Crentes, toda sexta-feira na capital paraense.  Eles oram, cantam, se dividem em duplas ou trio para se conhecerem melhor, e depois dedicam parte do tempo para um bate-papo coletivo. Entre os assuntos mais discutidos estão os sentimentos; os relacionamentos; sexo; drogas; badalação. Tudo à luz da Bíblia. Sim, a Bíblia é um livro que fala de todas essas coisas de forma clara, objetiva e verdadeira.

Thamiris Mendes, 21 anos, uma das jovens que participa ativamente do Ministério, contou as mudanças na vida dela, numa dessas reuniões. Envolvida com festas atrás de festas, drogas e problemas sérios de saúde, a jovem disse que se Deus não tivesse agido em sua vida, talvez não estivesse viva a uma hora dessas. “Há algum tempo, eu vinha sentindo que deveria falar sobre como Deus me transformou. E eu não podia ficar guardando isso só pra mim. Tem gente que me vê calma agora, e quando eu conto minha história não acredita”, disse.

O líder do ministério, Fernando Angelim, publicitário de 22 anos, conta que mesmo antes de ser cristão, gostava de fazer vídeos engraçados e os colocava no youtube para compartilhar com os amigos. Quando aceitou a Cristo, transferiu o talento para o meio gospel e o tornou em algo divertido, descontraído, “tosco” como ele mesmo declara, mas sem deixar de levar a principal mensagem que é o amor de Deus, e a salvação em Jesus. “Afinal, onde o pecado abundou superabundou a graça”, afirma.

Os amigos, colegas e várias outras pessoas gostavam muito dos vídeos que ele produzia, e além disso, Angelim percebeu que, como novo convertido, precisava de um lugar onde encontrasse mensagens diárias, testemunhos, coisas para o crescimento espiritual. Então, criou o blog Belém Crentes, que nas primeiras semanas já tinha mais de 100 acessos por dia [outros cristãos foram se unindo ao grupo, e dentre eles, um programador profissional chamado Leônidas, que transformou o blog em site]. “As pessoas deixavam comentários do tipo ´Já fui em igrejas, já procurei Deus em vários lugares, mas nunca tinha visto algo como isso. Preciso conhecer vocês´”, reproduz o publicitário.

E por causa dessas e outras mensagens que recebiam por email, sentiram o desejo de não ficar só no virtual, e começaram a cuidar dessas pessoas de perto. “Claro que algumas não têm como, já que no google analytics mostra que até em países como EUA temos vários internautas que acessam, e também em lugares que nem estão no mapa do google. Então, começamos a fazer peças de teatro, entre outras ações, para ir atrás desse povo”, relembra Angelim.

Reunião fixa – o Ponto de Encontro surgiu depois de toda essa mobilização do grupo, que começou a se reunir no curso de redação do pai de Angelim. Porém, com o tempo sentiram a necessidade de ter um espaço próprio, com a cara deles, para fazerem algo que qualquer pessoa gostasse, principalmente os não cristãos, uma vez que a idéia era o evangelismo.  Saíram do curso e começaram a reunir na casa do líder do grupo. “Minha mãe estava no Rio de Janeiro, mas pedi a ela pra fazer o Belém Crentes em casa, que estava sozinha aqui. Quando ela chegou de viagem, a casa estava totalmente transformada no Ponto de Encontro do Belém Crentes”, narra.

Thiago Henrique, 21 anos, que faz parte do Louvor do B.C. conheceu Jesus no Ponto de Encontro há cerca de dois meses. Chegou à reunião por um convite do amigo do trabalho, Renan. “Ele me convidou para conhecer o Belém, onde iria ter uma palavra diferente. Seria uma maneira diferente de conhecer a Deus. Pessoas de várias religiões iriam se reunir num lugar com um mesmo objetivo, que era conhecer a Palavra de Deus e compartilhá-la. Quando cheguei aqui, tive as melhores impressões do mundo, e não é a toa que permaneço aqui até hoje”, diz sorridente.

Renan Ramos, 23 anos, o amigo de Thiago Henrique, conheceu o BC através de um amigo que freqüentava a Comunidade Evangélica Integrada da Amazônia (CEIA), de onde o líder do BC é membro e grande parte da equipe. “Toco no louvor, ajudo na comunicação, cobrindo eventos cristãos na cidade para o BC”, revela o cristão multiuso.

Aline Araújo, 34 anos, que estava passando na frente do Ponto de Encontro, viu “o menino arrumando o espaço”, e ao fundo percebeu uma prancha de surf, e se interessou, já que é cantora de reggae, e gosta de tudo que lembra praia, sol e mar. “Perguntei ao ‘menino’ o que era aquilo, ele me explicou e fui ver o site. Gostei, e então resolvi participar da reunião. Cheguei esperando receber uma mensagem de Deus e Ele me mandou. Ele me deu um abraço”, diz emocionada.

O site www.belemcrentes.com.br, que está no ar desde 2009, já teve mais de 30 mil acessos até agora. O número não pára de crescer assim como cada vez mais vidas têm sido alcançadas por Cristo. “Muita coisa já aconteceu! É um tipo de missão, e agora, em pouco tempo, já temos várias pessoas [trabalhando na equipe]. Tipo, alguns aceitaram a Jesus e não voltaram, mas temos outros que estão firmes até hoje. Exemplo disso é a Bell, que veio no B.C., ouviu a Palavra, foi pro Zion Camp [acampamento da Igreja Batista Sião] e está lá. Cada nomezinho [do grupo] tem uma história fantástica do agir de Deus. O B.C. tem dado muitooos bons frutos, mas sabemos que é totalmente graças a misericórdia e graça do nosso Deus”, finaliza Fernando Angelim.

Para quem não pode participar do B.C. às sextas –feiras, ou que não se conforma só com a sexta, pode também reunir com o grupo para orar às segundas, às 19h30 no mesmo local. Quem já passou pelo Ponto de Encontro sabe que ver gente jovem, animada, alternativa, falando de Deus e compartilhando do seu amor, não tem preço.

Um pouco mais: Mini-séries, fotos, entrevistas, artigos, matérias interessantes de pessoas que tiveram experiências maravilhosas com Deus podem ser conferidas no site do B.C.

Editado por Luciana Almeida

Anúncios
comentários
  1. Mario Antonio Barros de Carvalho disse:

    Gostaria de Conhecer o Ponto mais sou meio timido … e não conheço ninguem de la……

  2. Denize Cunha disse:

    Deus tem muita coisa pra fazer nesse ministério,o BC é um instrumento pra ganhar almas, também ficou feliz de ver que vocês estão dando oportunidades para os jovens mostrarem seus talentos.

  3. kaká disse:

    É um encontro abençoado!
    Muitas coisas boas e sensações boas são sentidas…
    Algo maravilhoso, fora do sério.
    Me sinto muito bem quando participo
    Volto leve para casa, confiante em Deus!

  4. Laissa Ribeiro disse:

    Que lindo nosso BC! Tenho orgulho de participar dessa familia.

  5. Muito boa a matéria. O BC tem sido um instrumento vivo p/ atrair muitos jovens na presença do Senhor. Deus abençoe a todos.

  6. Camila disse:

    Saudades do pessoal do BC no Curso de Redação Caxinauá (L)
    As tardes eram animadas… =)

  7. josi Viana disse:

    É realemente abençoado esse trabalho, posso testemunhar
    Sou da Assembléia de Deus mas sempre que ser aparecerei por lá
    xD

  8. Ygor Pinheiro disse:

    Gloria a Deus por esse trabalho. Povo de Deus tomando essa cidade, esse é o lema!

  9. Leônidas disse:

    O BC está sendo uma benção na vida de muitos jovens. Isso é apenas um pequeno fruto do que é o trabalho quando se leva a mensagem de Deus não só em palavras, mas também em atitudes.

    Que Deus abençoe a vida de vocês.

  10. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Rm 11:36

  11. Ananda Nassar disse:

    O BC realmente é benção de Deus na vida de todos que possuem a oportunidade de lá estar!
    Que esse projeto possa crescer sem limites alcançando muitos jovens que tenham fome e sede do amor de Deus!

  12. Lais Ribeiro disse:

    Esse lugar é um presente de Deus na minha vida!! Todo mundo deve conhecer!!!
    Me encontrei com o nosso Pai ali!

  13. Fryda disse:

    Nossa é muito bom vê o crescimento do BC, sinal de que Deus esta no comando.

  14. Luana Modesto de athaide disse:

    Isso é uma benção mesmo! Glória a Deus pela vida dos jovens como estes que estão gastando a sua vida para enaltecer Aquele que pagou a nossa dívida com sangue! Quando era participante da célula que acontece aos sábados na casa do Angelim, via a glória de Deus ser manifestada naquele lugar, também via o brilho de Jesus nos olhos do que lá estavam. A glória de Deus é algo que não é “manipulavel” nem algo que temos domínio. A glória é manifestada quando Deus quer, onde Deus quer e como Deus quer. Temos que nos regozijar, nos alegrar quando ela se manifesta, pois é a marca sobrenatural do agir de Deus em nossas vidas. Uma vez visitados pela glória de Deus, nunca mais somos os mesmos! Somos marcados para sempre, a experiência com a glória de Deus manifestada em nossas vidas, nos faz diferentes do mundo e essa diferença reflete de maneira que o mundo não nos ver de maneira normal, nunca mais! Você quer ser confrontado com a glória de Deus? Venha sentir o agir do mestre em sua vida! Nunca mais você será o mesmo!
    Aleluia Salvador!!!

  15. Diogo Torres disse:

    Muito bacana essa iniciativa do “BC”. Sem querer “filiar” as pessoas a determinada denominação eles conseguem levar a Palavra de Deus muito mais adiante. Parabéns, é isso ai!

  16. Alderi Junio disse:

    Deus tem feito coisas fantasticas e maravilhosas no meio dessa galera!
    Que DEUS levante mais jovens com esse mesmo amor e paixao por Cristo!
    =)

  17. Rodrigo disse:

    Galera, muito bom o ponto de encontros do BC. Deus tem transformado vidas através de testemunhos edificantes de seus próprios membros.

    É uma honra servir a Deus assim! =D

  18. Zé Emidio disse:

    Sem dúvida, é muito loco oq Deus esta fazendo atraves dos caras. E isso é so o começo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s