Dança Cristã

Publicado: 16 , dezembro , 2010 , quinta-feira em Pa-Pum

No Pá-pum de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a dança no meio cristão. Conversamos com a dançarina Jackeline Mendes que fundou a primeira Escola de Dança Evangélica do Pará, a Casa da Dança. Ela tem 41 anos e se dedica a essa arte desde os 9. Foi usando a dança que Jackeline descobriu que seu chamado para servir a Deus estava nas artes.

Desde quando se dedica a dança?

Comecei a dançar com 9 anos de idade por indicação médica. Era a única forma de eu ter alegria, pois era filha de um casal separado e tinha muitas tristezas. Mas a dança e meu amor por Deus (era católica) eram minhas alegrias. Eu sonhava em dançar na igreja, mas fui muito criticada pois as freiras diziam que meu sonho era uma heresia. Aos 17 anos, já era professora, aos 20 abri minha primeira escola, o BALLET JACKELINE MENDES. Esta escola foi muito premiada e me fazia sentir soberba e arrogante. Fazia viagens pelo mundo e aos 30 anos fui para a Rússia. Passei um mês lá fazendo cursos e quando voltei me sentia toda poderosa por ser a única pessoa do Pará a ter feito aulas no teatro STANISLAVSK e no BALLET KIROV. Tanta arrogância me levou para o fundo do poço e minha escola foi à falência. Aos 30 anos perdi tudo, até os “amigos”. Comecei a beber e fumar. Passei 3 anos na lama e quando já estava totalmente perdida, lembrei de Deus (Ele nunca se esqueceu de mim), foi aí que fui resgatada.

Desde quando se dedica à dança cristã?

Aceitei a Jesus com 33 anos, porém não tinha entendimento. Parei de dançar achando que era pecado, passei 3 anos sem dançar, apenas dando aulas e orando para Deus restaurar minha vida. Deus me devolveu o amor de minha mãe, o carinho de minha família, me deu um varão (eu nunca tinha vivido um verdadeiro amor) e me deu um emprego bom. Aos 35 anos, eu clamei a Deus que me permitisse viver para Ele, que me devolvesse a escola de dança e ela seria dEle. Em 6 meses, a escola estava pronta, demos o nome de CASA DA DANÇA Jackeline Mendes, a única escola de dança evangélica do Pará. Desde então, o Senhor tem sido o dono de tudo, tem direcionado tudo e há 4 anos nossa escola está formando e preparando bailarinos abençoados para adorar o Senhor em Espírito e em Verdade. Em nossa escola, temos um padrão cristão, todos os professores são evangélicos, oramos sempre ao iniciar e terminar as aulas, todas as músicas são cristãs e abençoadas. Todos os exemplos que usamos são vindos da Palavra, estimulamos o amor, o companheirismo, a igualdade e a restauração da arte.

Qual a importância de investir em um ministério de dança no meio cristão?

Bem, a Palavra de Deus nos fala que somos capacitados por Ele, porém é preciso que o homem faça a sua parte. Tenho dentro de nossa escola alunos e professores que testemunham verdadeiros milagres, pessoas com dificuldade e até com certa “idade” (a nível secular, na dança a idade é tudo) E DEUS ME MOSTROU E PROVOU QUE TUDO É POSSIVEL AQUELE QUE CRÊ. Há 2 anos, Deus me deu a visão de um curso específico de preparação dos ministros de dança, e temos 5 turmas formadas e uma que se formará em fevereiro. Esse curso tem 7 meses de duração com aulas práticas de expressão corporal, ballet clássico, jazz, street dance, dança contemporânea, composição coreográfica e as aulas teóricas de fundamentos bíblicos, anatomia, organização de eventos, história da dança na igreja, técnicas de liderança, adoração e dança com tecidos. Neste curso, plantamos a semente da necessidade de uma constante busca de conhecimento da Palavra de Deus e da presença do Espírito em tudo que vivemos e dançamos. Como na vida de um crente, todos os dias devemos beber da Palavra. Na vida de um adorador, todos os dias devemos cuidar do templo (o nosso corpo). Sendo assim, nos fundamentamos no equilíbrio entre TÉCNICA, CONHECIMENTO e UNÇÃO.

Qual a maior dificuldade de se trabalhar nesse meio?

Não gosto de chamar de dificuldades, prefiro chamar de desafios! Por incrível que pareça, o mais desafiador é manter-se integro na Palavra. Ser um mestre de adoradores requer um profundo conhecimento e busca em Deus e muita sabedoria para com AMOR exortar os irmãos que têm feito coisas fora do padrão de Cristo, como usar a dança como enfeite de altar, sem buscar a santidade e sem se preparar. Um adorador é um levita , e para estar no altar é preciso preparo, para dar a Deus o nosso melhor. Fico triste quando vejo irmãos adoradores (bailarinos de grupos e ministérios das igrejas) que ministram e depois vão trocar as roupas, exatamente no momento em que o Pastor está dando a Palavra. Alguns ficam passeando e vão beber água, que horror!!! Um levita verdadeiro, senta-se ao pé do altar e bebe da fonte, derrama sua adoração recebendo a Palavra. Ele tem que ser o exemplo de verdadeiro crente. Trocar de roupa e beber água lá fora é postura do mundo, porque eles só querem os aplausos e a glória. E a GLORIA É DE DEUS, e por nosso amor a Ele devemos ficar, mesmo suados e cansados. Que cada gota seja derramada na tua presença Senhor, em sacrifício suave. No restante temos tido muitas bênçãos, e a cada dia o Senhor tem nos renovado e enchido com mais e mais de conhecimento e de entendimento da DANÇA RESTAURADA. Temos tido muitos convites para pregar e dar palestras e oficinas sobre adoração. Essa é a forma que Deus nos permite fazer a obra. Tenho uma frase em um quadro na porta do meu escritório “QUE MINHA VIDA SEJA UM ETERNO ESPETÁCULO DE LOUVOR E ADORAÇÃO A TI MEU DEUS”. E então, é só deixá-Lo no controle e ser feliz.

Deixa um recado pra quem se interessa por dança!

Irmãos, dançar não é um ministério! A dança é um instrumento para que você desenvolva seu ministério de pastor, evangelista, apóstolo, mestre ou profeta. Não veja nem use a dança como elemento de cobiça, competição ou exibicionismo. Primeiramente, busque saber se é realmente esse o seu chamado. Se for, então derrame-se na presença de Deus, jejue, faça um propósito, invista em seu aprendizado, exercite seus conhecimentos, compartilhe suas bênçãos, busque incessantemente a Deus e creia, se for da vontade de Deus, não importa os desafios, você vai ser usado, você vai ser benção. Não existe idade nem modelo ideal de bailarino adorador, DEUS OLHA PARA DENTRO DE VOCÊ, ELE SABE O TEU MELHOR E COMO ESTÁ TUA VIDA. Entrega tua dança exclusivamente a Deus e você experimentará a alegria de dançar no Santo dos santos e ver a face de DEUS. AMO TODOS VOCÊS E CREIO NA RESTAURAÇÃO DAS ARTES, pois o artista supremo é o SENHOR!!!!

Editado por Gabriela Azevedo

Anúncios
comentários
  1. gabriela disse:

    Graça e Paz Irmâ!
    Jacke me chamo Gabriela e faz uns 3 meses mais ou menos que Deus me revelou o meu ministerio … Que é o de dançar para ele …Gostaria muito de conversar com lideres do ministerio de dança para esta sempre crecendo trazendo coisas novas para o ministerio … Quero e desejo muito adorar a Deus com excelencia e estou buscando o melhor… Amizades com pessoas assim como vc pesso que Deus as coloque em meu caminho pois sei que tem muita experiencia para passar …. E eu estou aqui para escultar e aprender!
    Bo0m Caso queira me ajudar!!
    Esse é o meu e-mail:gabyebiel1@gmail.com
    Bjuks
    e Fique na santa Paz de Deus !

  2. Ruama CorrÊa disse:

    amo de+ o pessal da casa da dança, parabens profi jacke.. bjus

  3. Barbara disse:

    Parabéns tia jak.. sou professora da escola e filha dessa mulher tao maravilhosa e usada por Deus.

  4. Carol santos disse:

    Adoro dançar’ amei tda a entrevista sua e adorei seu trabalho’ sou evangélica danço ma igreja faço parte di um grupo mto importante!

  5. Esther disse:

    Oi Jack parabéns
    não sei se vc vai lembrar de mim
    sou Esther fiquei no mesmo quarto que vc na escola PD
    saudades viu o ano de 2008 foi uma benção!!
    bjoks
    estheralves_16@hotmail.com

  6. Larissa Silveira disse:

    A Escola de dança é uma benção na minha vida, sou aluna de ballet clássico lá, e vejo nos detalhes o quanto é uma academia de ballet usada para abençoar vidas! O que eu acho muito interessante é orarmos no início e no final de cada aula…a oração é uma porta imensa para a palavra de Deus entrar no coração das bailarinas…Jackeline, minha querida professora, Deus te abençõe!

  7. Marluce Couto disse:

    Assim o Senhor manda eu te falar!Esforça-te, tende bom ânimo pois o Senhor te ajudará, lembre-se das promessas que o Senhor é contigo
    por onde quer que andares ELE não te deixará, mantenha sempre em teu coração na palavra, não tires os olhos do caminho, siga em frente olhando pra essa luz, não se desvie nem para direita ou esquerda não deves nunca desviar, pois lá do alto o teu Deus irá sempre te ajudar a passar todas essas adversidades que tens enfrentado. Creia tudo é possivel porque o impossivel o teu Deus irá fazer, tantas lutas se apresentam, para te fazer parar mais siga enfrente porque se pelas águas passar, não se afogará, se na fornalha entrar, não te queimará porque o seu DEUS é contigo!
    És um Testemunho vivo do Poder de Deus!
    Marluce Couto.

  8. Ta de parabéns, tia Jack é um verdadeiro exemplo pra todos nós ministros da dança, que cada vez o seu ministério cresça, e cresça abençoado!

  9. Carol disse:

    Tia jack é uma benção…e sua escola é mtuuu usada pelo Senhor, fui aluna do curso CPAD ( curso de preparação para adoração com dança) e a partir dai posso dizer q mudei mtuuu em minha forma de pensar, ministrar, de ser….o Senhor falou mtu comigo no decorrer deste curso e cada momento foi especial, que mtaus possam ter a mesma oportunidade e sei q o Senhor restaurará a dança de mtus…Que toda Honra e Glória seja dada a Ele!

  10. suellem disse:

    oiii tia jack,em primeiro lugar eu quero agradecer tudo o que vc fez por mim! q Deus te abençoe, q vc continue sendo essa pessoa de Deus! uma pessoa que dá tudo de si, para agradá-lo! e dizer o quanto que vc ama esse nosso Deus maravilhoso. q Deus te encha cada vez mais de Sua palavra e do Seu amor! agradeço todos os dias a Seus, por Ele ter colocado vc em minha vida. Te amo muitoooo! bjssss!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s