Tentações natalinas para os pequenos

Publicado: 14 , dezembro , 2010 , terça-feira em Matérias

Elas começam com musiquinhas bonitinhas e repetitivas, apresentam cores que vislumbram, algumas mostram até animação em 3D, como se o boneco que aparece na tela pudesse realmente fazer manobras radicais. Na época de natal são as propagandas de brinquedos e de joguinhos para crianças que se tornam mais um dos elementos “natalinos”.

Um boneco de um personagem de desenho, uma Barbie veterinária ou um laptop com o nome de um apresentador de TV. Depois do dia das crianças, o natal é o segundo momento em que pais e familiares estão mais dispostos a comprar e, as crianças ficam mais suscetíveis as tentações da publicidade. Para a estudante de publicidade Raquel Lima, 22 anos, crianças e natal valem uma ótima oportunidade de venda e lançamentos. “As pessoas estão dispostas a gastar e às vezes confundem sentimento com obrigação de compra”, explica.

Oferta e estímulo à compra, essas duas situações funcionam como chave e fechadura, e o que podemos encontrar atrás da porta enfeitada de Papai Noel pode ser algo perigoso: a perda do verdadeiro sentido do natal para os pequenos, para os marmanjos também.

Atrelada a lado emocional que envolve a atmosfera natalina, a publicidade ganha um terreno fértil nessa época. De acordo com a pesquisa “As crianças mandam”, divulgada no site alana.org, os pequenos compreendem que o dinheiro representa uma troca, e o consumo carrega um forte motor emocional associado à imagem de uma marca. A mesma pesquisa mostra que as crianças entre três e seis anos são altamente impulsivas, e aqueles entre sete e nove anos usam o dinheiro como uma forma de independência para desafiar os pais.

Educar as crianças a consumir e a compreender o significado santo do nascimento de Cristo é uma das tarefas dos jovens e adultos. Afinal, as crianças merecem muito mais que presentes materiais. Para a jovem Natália Almeida, 22, “uma criança vale carinho, pureza e o amor” que podemos oferecer. Ensinar a criança a dizer não em frente a um produto midiático é mostrar que ela é capaz de dizer não as outras situações que vão de encontro à vontade de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s