Planos para um novo ano

Publicado: 9 , dezembro , 2010 , quinta-feira em Pa-Pum

O ano está acabando, você com certeza já reparou nisso, né?! Você pode estar pensando em como passou rápido. Já está planejando 2011? Essa sensação de que o tempo passa rápido sempre nos vem a cabeça no mês de dezembro. Pensamos no que fizemos e no que queremos fazer. Pensamos ainda no que Deus quer que façamos, ou pelo menos deveríamos né?! Conversei com três jovens que avaliaram 2010 e já estão pensando em 2011. Ana Rita Couto, 21 anos, é estudante de Arquitetura e Urbanismo.  Cecílio Mendes, 19 anos, é designer. E Talita do Vale, 20 anos, também é designer. E você comenta aí o que está planejando!

Quais seus planos pro ano que vem?

Rita: Meus planos são sair do estágio e ir procurar algo diferente. Ah, e fazer pesquisas pro meu TCC.

Cecílio: Me formar, comprar um notebook violento, patentear a marca do meu estúdio de Design, investir na carreira de freelancer com tudo e ser um homem melhor.

Talita: No ano de 2011 quero conseguir um emprego na área que acabo de me formar e aprender a tocar violão! Sempre faço uma listinha de “planos” ou objetivos para o ano, ainda não fiz porque costumo fazer no último dia do ano, mas estes com certeza entrarão na lista.

Quais planos vocês não conseguiram realizar esse ano?

Rita: Acho que não tive um plaaaano pra realizar esse ano. Esse ano passou rápido demais e não teve planejamento pra ele. Ele só aconteceu.

Cecílio: Comprar um par de anéis de compromisso pra comemorar 1 ano de namoro, comprar um notebook, comprar roupas novas, me formar de primeira e codificar um site com 3 linguagens diferentes.

Talita: Não consegui aprender a tocar violão, que é um plano bem antigo, mas ganhei um, o que já foi ótimo. Também não consegui me envolver mais na igreja que frequento por causa do TCC, isto é algo que também quero. Quero servir de alguma forma na minha igreja local.

Acha que dá para realizar tudo que pretendem esse ano sozinho ou estão buscando aquela ajuda dos Céus?

Rita: Cara, sozinha não dá. Tô buscando ajuda dos Céus pra dar tudo certo com o meu TCC.

Cecílio: Nada do que eu consigo é sozinho, sempre com a ajuda do Papai do Céu. Faço a minha parte, e Ele faz a dEle. Simples e fofo assim. E vou planejando dia por dia, semana por semana e mês por mês, dentro do que eu consigo administrar, rs.

Talita: Tenho pra mim que nada consigo sozinha. Como Cristo fala: “sem mim nada podeis fazer”. Sempre levo isso comigo. Coloco tudo nas mãos de Deus e peço sabedoria pra que Ele faça sua vontade na minha vida. Sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e isso me dá a garantia de que tudo se realizará conforme a vontade Dele.

Uma avaliação desse ano quanto à ajuda dos Céus. O que de bom rolou? E o que de não-bom?

Rita: Minha festa de niver surpresa, eu ter voltado a namorar o Yuga depois de muitas tribulações, foram coisas boas do ano. E, claro, meus pais terem voltado a ficar juntos! Só coisas boas para agradecer.

Cecílio: Eu analiso pelo contexto geral do que eu passei e acredito que foi um ano excelente. O Papai do Céu traçou um plano muito bonito nesse ano as coisas boas foram boas e aprendi bastante (ou tentei) com as coisas ruins. Agradeço por tudo!

Talita: Foi um ano complicado em que sinceramente não entendi muita coisa, poucas coisas aconteceram. Mas tudo o que aconteceu foi tão intenso que quando fico me perguntando o que Deus quis que eu aprendesse chego à conclusão de que Ele está me preparando pra algo… E que eu só preciso esperar e confiar nEle. Mas foi bom porque me formei! =]

Avaliem esse versículo: Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá (Provérbios 19:21)

Rita: A gente quer as coisas, mas a vontade de Deus é que prevalece. Nossos desejos são muitos, mas só Deus sabe a hora de cada coisa em nossas vidas.

Cecílio: Não importa o quanto o homem se encha de propósitos, o Papai do Céu sabe o que é o melhor para ele. E se o homem permite, Deus age direta e indiretamente em sua vida. Deus age direta e indiretamente na vida de todos, de acordo com a escolha do homem. O livre arbítrio, né?!

Talita: Nós temos muitos planos, planejamos nossa vida, temos objetivos, mas é a vontade do Senhor que será feita, essa que prevalecerá. Sempre. E Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Entendo que será o melhor para nossas vidas, mesmo que às vezes pareça diferente do que queremos.

Um recado pra quem tá planejando o próximo ano?

Rita: Sucesso nos seus desejos e sonhos. Desde que estejam sempre de acordo com a vontade de Deus.

Cecílio: Planeje, pense, repense, veja todos os lados positivos e negativos, pese tudo, e aja. Simplesmente aja. Faça a sua parte e confie no Papai do Céu, porque com certeza Ele faz a parte dEle. Acredite em Deus, mas também acredite no potencial que você tem. Se Deus permitir, você pode mudar o mundo.

Talita: É sempre bom planejar, ter seus propósitos estabelecidos. Aquelas metas pra que o ano possa ser bom, de acordo com o seu entendimento. Não ter planos dá idéia de que você não está direcionada pra algo, que não tem propósitos. O livro “uma vida com propósito” mostra muito bem como deveríamos viver, focados em quê. Faça seus planos fundamentados em Deus, coloque diante Dele e confie que Ele agirá a Sua maneira. =]

 

Editado por Gabriela Azevedo.

comentários
  1. Ahh, eu desejo um ano novo cheio de trabalhos bem sucedidos feitos por nós pra Deus. Quero que a Revista Zion se espalhe pelo Brasil e seja uma referência para os cristãos e não-cristãos. Quero que tenhamos uma sucursal da RZion no Distrito Federal!

Deixe um comentário

