Cuidar de pessoas é mais importante do que participar de um rito na igreja

Publicado: 6 , dezembro , 2010 , segunda-feira em Vou contar...

No último sábado, 4,  eu e a Bia estávamos nos preparando pra ir pra igreja como sempre, quando recebemos um telefonema de uma amiga que estava com um problema no carro. O carro havia parado numa rua bem movimentada que era a Tamandaré com a Padre Eutíquio.Ali, o fluxo de carros é muito intenso…. e como íamos tomar banho e nos arrumar, fizemos algumas ligações emergenciais, mas nossos amigos estavam longe dali e não poderiam chegar ali antes de nós. Então, nos apressamos e fomos pra lá.

Levamos o carro [empurrando no meio do trânsito] para um lugar mais seguro, e fomos procurar um mecânico para tentar resolver o problema do carro que não ligava. E aí recebemos uma informação de que na Tamandaré esquina com a 16, tinha um mecânico. Fomos procurar, então, o bendito mecânico, e quando estávamos quase estacionando…aliás, um amigo nosso indiciou um mecânico na Tamandaré…deu mais ou menos o perímetro…mas, não o achamos…e aí, voltamos mais ou menos por onde poderia ter um mecânico, porque tinha uma borracharia ali perto…e quando estávamos próximos de estacionar….ouvimos um barulho muito alto e logo após o barulho, gritos de mulher…saí do carro e vi que era um acidente com moto. Um ônibus e uma moto dobraram juntos na mesma rua, sendo que o ônibus não viu a moto….

Não vimos o acidente, mas vimos a mulher no chão, arrastando sua perna cheia de sangue e a moto estava debaixo do ônibus….fui a primeira pessoa que chegou ao local…então, a deitei calmamente no chão, e segurei a cabeça dela com a minha mão. Fiquei na frente dela de modo que ela não visse a gravidade do acidente no pé dela, para que não ficasse mais desesperada…era uma fratura exposta…e boa parte do músculo e nervos do pé dela haviam sido arrancados…comidos pelo asfalto….ela não tinha dimensão do que havia acontecido…

Mas, falei ali pra ela que a vida dela havia sido preservada…a coluna estava intocada, mas eu não quis transparecer a seriedade do problema e a acalmei até chegar alguém da emergência. Foi quando chegaram os populares…carro ônibus…e ela vendo a movimentação ficou mais nervosa…e um senhor ficou ali conosco e ela segurava minha mão… foram quarenta minutos acocados, que eu nem sentia mais meus pés…conversando com ela para tranquilizá-la… enquanto isso, as pessoas perto comentavam a gravidade do problema…dizíamos para os populares não fazerem comentários para não criar preocupações maiores nela…

As ambulâncias chegaram e fizeram os primeiros socorros..fiquei com medo de ela perder o pé do jeito que estava …o socorrista mexeu no pé dela pra ver se ela tinha sensibilidade no local. Depois que me avisaram que a ambulância estava chegando, cheguei bem próximo e falei pra ela que aquela situação ali não aconteceu por acaso, e que Deus tinha um plano na vida dela. A vida dela tinha sido preservada e ela tinha só machucado o pé, e que ela podia agradecer muito a Deus por sair viva daquele acidente e poder dar continuidade a vida dela, que era o que ela mais falava. Ela temia perder a vida, porque tem uma filha de dois anos. Eu disse pra ela que assim que ela se recuperasse poderia ir a uma igreja evangélica e agradecer a Deus.Eu disse que eu precisava falar aquilo ali pra ela porque poderia ter não vê-la de novo, e com o tempo, ela poderia acabar esquecendo do que eu estava dizendo naquele momento.

Depois disso, eu tremi por dentro… meu coração tremia por ter presenciado tudo aquilo e Deus ter me mantido calmo e depois que tive aquele sentimento de chorar…mas, lá na hora, me segurei, porque ainda tinha muita coisa pra fazer….tinha o projeto de Marituba pra falar…camisas pra vender. Também encontramos o mecânico que resolveu o problema do carro.

Eu tirei uma lição daquilo tudo: estava tão preocupado de chegar na igreja, vender as camisas. Deus me ensinou que às vezes, é mais importante cuidar de pessoas que, naquele caso estava passando por um problema, do que ir pra igreja fazer um ritual litúrgico… ali Deus me ensinou que é mais importante socorrer vidas…Foi um aprendizado pra mim e pra Bia.

Conseguimos chegar a igreja no final do culto. Ajudamos nossa amiga, a menina do acidente, e ainda assim vendemos um grande número de camisas… não sobrou camisa pra quem tinha encomendado…..E a gente se não tivesse feito isso poderia até se frustado…. vidas poderiam ser ceifadas sem a salvação de Jesus…e eu teria ficado com as camisas….

Hoje, estou feliz. Pegamos o contato da moça e vamos fazer uma visita pra saber como ela está… às vezes o trabalho é mais humano que espiritual.

Tonny Raphael, líder da Unijovem Batista Sião em Belém.

Foto meramente ilustrativa.

Editado por Luciana Almeida

comentários
  1. Tonny Raphael disse:

    Hebreus 13.2 – Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela, alguns não o sabendo, hospedaram anjos.

    Orem por essa Jovem, seu nome é Erica!!!

    • Elizângela Borges disse:

      Lição de vida! Só isso que tenho a dizer! Meu coração chorou neste momento.

      Minha oração a Deus é que o Senhor continue a cuidar da Erica. Sei que Ele tem um plano especial de salvação para a vida dela e nós somos o canal. Que o Senhor seja honrado na vida desta moça e que todos saibam que o nosso Deus é o Deus que a livrou dos laços da morte.

      Obrigada Senhor por teres dado mais uma oportunidade à Erica e que todos nós da Unijovem sejamos canais de bênção e salvação como o Tonny e a Bia foram na vida dela, e como precisamos ser na vida de muitos. Pois temos o ide do Senhor a cumprir sobre qualquer circunstância e esta é a nossa missão. Ensina-nos a fazer a Tua vontade. Mostra-nos qual é a Tua vontade e nos ajude a cumprí-la, a começar em mim Senhor. Amém.

Deixe um comentário

