Vestibular: ponto de largada

Publicado: 2 , dezembro , 2010 , quinta-feira em Pa-Pum

Final de ano não é só sinônimo de Festas – Natal e Ano Novo – também é o momento em que a maioria das universidades decidem marcar seus processos seletivos. Pensando nos futuros calouros, a RZion preparou uma entrevista com duas vestibulandas, Letícia Marques, 18 anos, e Carolina Paiva, 19 anos. Nossas entrevistadas contam como se preparam para o momento das provas e dão dicas de estudo, alimentação e descanso. Aos nossos vestibulandos e vestibulandas: boa prova!
 

Como vocês estão se preparando (estudo e espiritualmente) para fazer o vestibular?

Letícia: Procuro sempre fazer um horário de estudos bem exigente e cumpri-lo, mas confesso que certos dias é um pouco difícil. É muito importante ter foco e estar ligada no relógio. Conhecer o estilo de prova que iremos nos submeter, também, é uma excelente maneira de evitar surpresas desagradáveis. Por isso é importante se dedicar e exercitar muito (aqui entra o relógio). O preparo espiritual é indispensável pra mim! Devocional todos os dias, afinal “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor.” (Pv 21:31).

Carolina: Estou orando quase todos os dias, sempre que eu posso e em todos os cultos da igreja. E também faço jejum, que eu acho essencial fazer quando se quer lutar muito em favor de alguma causa. Peço também para os meus amigos orarem por mim. Deixo aqui o meu pedido! (risos).

Qual a principal dificuldade que vocês encontram quando estão se preparando para oa prova e como você busca superá-la?

Letícia: Se adequar a uma nova rotina é um desafio e tanto! Só buscando sabedoria para superar certos desafios. Demorei a aprender que dormir era importante, a ter mais paciência para lidar com as horas, às vezes ficamos bem doentes na hora errada (Ex: ano passado peguei gripe suína). Sem contar o pior de tudo, saudades das pessoas que estão próximas, mas não consigo abraçar no momento.

Carolina: A principal dificuldade é a disciplina nos horários de estudo. Nem sempre consigo cumpri-los. Eu procuro superar as dificuldades orando muito, pedindo pra Deus me dar disciplina e organização. Também oro muito pedindo pra eu não ficar com preguiça e me entregar ao sono, porque às vezes o cansaço é muito grande, mas eu tenho que continuar lutando! Sozinha nunca conseguiria, Jesus ao meu lado é essencial, nunca conseguiria sem Ele.

Vocês acham que as pessoas têm que abrir mão de alguma coisa pra conseguir passar num concurso como esse?

Letícia: Sim.  Às vezes não dá para fazer todas as atividades que gostamos (e até precisamos) ao mesmo tempo. Esse momento é interessante porque nos tocamos o quanto valorizamos determinadas atividades e determinadas pessoas em nossa vida.

Carolina: Com certeza. Tem que abrir mão de muitas coisas, festas de aniversário, cinema, sair com os amigos, etc. Essas coisas, além de fazer perdermos algumas horas de estudo, desviam um pouco a mente do foco. Mas é claro que não é pra ficar preso numa bolha! Tem que relaxar em casa, deitar, ver um pouco de TV, ou ficar um pouco na net, mas nada que tenha que se deslocar ou passar muitas horas fora.
 

Como vocês acham que podemos manter a fidelidade com Deus, mesmo depois de não ter passado em um concurso como esse, levando em conta a decepção que as pessoas sentem às vezes?

Letícia: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” (Provérbios 19: 21). Às vezes temos que dissecar os nossos pensamentos para conhecer de onde vem, e para que estamos correndo atrás de nossos objetivos. Certamente ainda temos muito a moldar, aperfeiçoar do nosso caráter para passarmos para a próxima etapa, ainda nos falta ser bênção em algum lugar, fazer a diferença na vida de muitas pessoas em situações inesperadas que surgirão, e claro, nunca planejar a própria felicidade somente no futuro.

Carolina: É o que tem que se manter, principalmente. Se não deu pra passar, é porque não era a hora. Tudo tem que ser no tempo de Deus. É só tentar de novo e nunca desistir! A não ser que Deus realmente não queria, Ele vai dizer de alguma forma que esse é caminho errado, que não é isso que Ele quer na sua vida.

Que dicas vocês podem dar para que as pessoas se sintam preparadas para a prova?

Letícia: Que procurem garantir uma vida segura, andar sempre com uma mente descansada , desde sempre cultivar um plano B e que o desejo de comunhão venha ser maior do que qualquer sonho para este mundo.

Carolina: O mais importante é manter a comunhão com Deus. É orar incansavelmente todos os dias pela sua aprovação. Tem que pedir pra Ele concentração e direcionamento nas matérias que você tem que dar mais atenção, só ele sabe as questões que vem na prova! É incrível, se você pedir direcionamento dos assuntos, quando chega o dia da prova lá estão exatamente as questões que você estudou! Mas tem que ficar atento, muitas vezes Deus nos manda o que vai cair por meio de um colega que vem tirar alguma dúvida com você, ou, pede pra resolver alguma questão. Você tem que ser generoso, estar de coração aberto e ajudar alguém sempre que puder. Claro que, além de tudo isso é muito importante ter disciplina, concentração, organização e perseverança! Outra coisa é ter domínio sobre os vícios que às vezes nos distraem, como ficar na internet, no MSN batendo papo, etc. Exercícios físicos e uma boa noite de sono – de 6 a 7 horas pra quem está nesse pique de provas-, ajuda muito na fixação das matérias na memória. Controlar a alimentação é importante também. Não é bom comer muito a noite e para quem sente dores de cabeça ou indisposição, é bom ir ao médico. Ah! E nunca deixe de ir à igreja, o alimento espiritual é muito importante. Claro que não é pra viver na igreja, mas nunca passe mais de uma semana longe da casa de Deus.

Por Paula Costa

Anúncios
comentários
  1. Coisas que amei na entrevista:

    1 – me ensina matemática e física Carollllll . seja generosa comigo!

    2 – ainda bem que nunca passo uma semana sem ir pra igreja!

    3 – Letícia, tbm estou com saudade de vc!

    4 – Kumon ajuda a memorizar.

    5 – Amei a dica de dormir! xá comigo! kkkkk

    Vcs vão passar em nome de Jesus. Quando acontecer, me chamem para o churrasco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s