Irreverentes

Publicado: 26 , outubro , 2010 , terça-feira em Matérias

Conversar no corredor, cochichar nos bancos/cadeiras da igreja, ir ao banheiro toda hora, beber água o tempo todo,mexer no celular durante o culto…você se identificou com muitas dessas atitudes? Então, você se enquadra entre os cristãos irreverentes. E não é algo bom. Pelo contrário, a Bíblia nos mostra exemplos de pessoas que sabiam reconhecer sua insignificância diante do Deus todo poderoso que é digno de adoração, louvor, e muitoooo respeito, muitaaa reverência.

De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, reverenciar é prestar culto, adorar, venerar; tratar com consideração; respeitar. Nos perguntamos então, somos reverentes diante de Deus?  O respeitamos? Temos, de fato, consideração com Ele?

O profeta Isaías, em seu livro homônimo diz no capítulo 6, versículo 5, o quanto ele distoa da santidade de Deus, e diante dele, reconhece seus pecados e impurezas.

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos”.

Atitude parecida teve o discípulo de Jesus, Simão Pedro, que antes de seguir oficialmente a Cristo, ficou constrangido por perceber que o verdadeiro Filho de Deus estava no meio deles, pecadores, fazendo milagres, mesmo sendo indignos de sua presença. No livro de Lucas, capítulo 5, versículo 8 está escrito:

Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”.

Simão Pedro e o profeta Isaías souberam reconhecer a santa presença de Deus no meio deles. Respeitaram o Senhor, adoraram a Ele, o reverenciaram. E os cristãos atuais? O que fazem para reverenciar a Deus? Para a estudante Talita Tavares, 21 anos quando uma pessoa realmente está interessada em aprender sobre a Palavra de Deus e quer reverenciá-lo, ela presta sempre atenção e acompanha o culto. “Não deve ficar rindo e cochichando. Isso é uma falta de respeito tanto com Deus como com quem está pregando”, diz.

Ela reconhece que já foi irreverente em um culto, mas atribuiu a atitutide a falta de maturidade na época. “Ri e cochichei hehehe, mas acho que o que mais fiz em relação a irreverência foi ficar divagando. Acho que isso acontece principalmente quando a gente está na fase da adolescência, lá pelos treze anos, catorze”, explica.

A também estudante, Beatriz Noronha, 15 anos, mostra que apesar da pouca idade, a irreverência tem mais a ver com hábitos que as pessoas carregam desde a infância. O pai dela, o pastor Nelson Noronha, sempre pedia a ela, quando criança, que não fosse ao banheiro ou bebesse água a toda hora. “Na época, eu não entendia o por quê, mas hoje eu vejo o efeito que surtiu. As pessoas passam mais tempo conversando lá fora do que no culto. Isso é um péssimo hábito! Creio que graças ao meu pai, eu não tenho esse costume”, garante.

Outros maus costumes…

 

Ver o celular de 5 em 5 minutos, puxar assunto com a pessoa que está ao seu lado. Alguns visitantes perdem até a oportunidade de prestar a atenção na mensagem, porque tem alguém da própria igreja que fica conversando com ele o tempo inteiro, exemplifica Beatriz. “Não estou dizendo que temos que ficar igual múmias na igreja, mas temos que moderar, principalmente quando temos visitantes perto de nós. Dá pra extrair muito mais da mensagem quando prestamos o máximo de atenção possível”, avalia.

Editado por Luciana Almeida

Anúncios
comentários
  1. Tonny Raphael e Bianca disse:

    Parabéns por essa matéria. Está fantástica. Seria interessante todos os jovens comentarem sobre o assunto e cada um falar um pouco de seu comportamento atual como verdadeiro adorador.

  2. KMatos disse:

    Muitíssimo pertinente a temática. Quem já não agiu de forma irreverente no ambiente da igreja? Por isso, a importância de nos autoanalisarmos frequentemente: hábitos, no falar, no pensar, no vestir e tudo mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s