Seja Bem Vindo Robspierre

Publicado: 17 , outubro , 2010 , domingo em Seja bem-vindo!

Quem é Robspierre*? A galera que está estudando para o vestibular vai responder: um líder revolucionário que pertencia à baixa burguesia da França (jacobinos) e foi guilhotinado, marcando assim, o começo da última fase da Revolução Francesa.

Para a prova de história, a resposta pode estar correta. Mas, para o Seja Bem Vindo dessa semana, Robspierre de Oliveira, 19, não é nem francês, é natural de Recife. Um jovem militar convertido há três anos, que começou a freqüentar em fevereiro de 2010,  a Igreja Batista Sião.


Você tem um sotaque, não é daqui, provavelmente…

Sou de Recife.

Há quanto tempo você está aqui em Belém?

Estou aqui há dez meses, cheguei em  janeiro.

Você está na Sião desde quando?

Acho que desde fevereiro . Não posso vir todos os domingos nem todos os sábados, porque eu estudo em uma escola militar e  têm finais de semana que eu estou de serviço. Por isso que eu não sou muito visto aqui na igreja, mas sempre que eu posso procuro vir.

Você veio pra cá por causa da escola militar?

Isso.


Mas você já freqüentava alguma outra igreja lá em Recife?

Eu sou evangélico há uns três anos. Lá eu sou membro da Igreja de Deus de Boa Viagem e ainda estou procurando me identificar mais com a igreja. Eu estou gostando daqui e pretendo continuar.

O que te atraiu aqui na igreja? Foi a primeira que você freqüentou quando chegou?

Foi a primeira. Eu vim no domingo por conhecimento de amigos lá da escola, eles já conheciam a igreja.  No outro sábado eu vim e o pessoal jovem veio falar comigo, já conheci uma galera. Eles me apresentaram a igreja, fiz algumas amizades, achei acolhedora a hospitalidade do pessoal aqui. Achei meio parecido com a minha igreja, nos louvores…

O que você gosta, de música, de ler, de esportes?

Lá na minha igreja eu era do ministério de louvor, tocava bateria. Lá nós tínhamos um ministério de louvor adulto que toca aos domingos e no sábado é o ministério jovem. Eu não toco de uma forma excelente, mas pra glória de Deus.  Eu joguei futebol, tentei carreira profissional. Deus permitiu que eu passasse no concurso e eu estou aqui.


Como você procura se manter perto de Deus dentro da escola militar, já que você passa a maior parte do seu tempo lá dentro?

O meu computador é repleto de músicas, de vídeos e , todo tempo que eu me sinto um pouco só eu procuro escutar as músicas pra a cada momento estar mais perto de Deus. Na quarta-feira nós temos o grêmio evangélico, lá nós nos reunimos pra conversar muitas coisas que vivemos na escola e até aqui mesmo na cidade, sobre as coisas que afastam os alunos de lá de Deus. Todo dia eu leio a Bíblia, antes de dormir eu oro.

Você quer falar um pouco da história do seu nome, que de repente pode cair no vestibular? (risos)

O meu nome, eu nunca tive um curiosidade. Mas pelo o que eu sei, é que o nome do meu pediatra é Robspierre. Os meus pais acharam interessante e resolveram colocar. Pelo fato de fazer parte da história, quando eu entrei na escola nessa etapa (vestibular), que eu fui atentar que ele era uma pessoa muito importante, mas escolheram o meu nome por causa do pediatra que tinha o mesmo nome.

E da cidade? O que você está achando?

Lá em Recife, o pessoal que ficou aqui em Belém sempre falava que eu tinha que ter cuidado. Por que a cidade é muito festeira e, principalmente lá na escola, as pessoas se afastam muito de Deus por causa disso. Mas eu estou achando uma cidade normal, procuro fazer as mesmas coisas que eu fazia lá, vou à igreja todo final de semana e procuro me afastar das coisas do mundo.

Obrigada Robspierre. Seja Bem Vindo!

Sobre a Revolução Francesa:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,319705,00.html

http://www.suapesquisa.com/francesa/

Jacobinos e Girondinos:

http://www.suapesquisa.com/francesa/jacobinos.htm

http://www.suapesquisa.com/francesa/girondinos.htm

*No caso do personagem histórico da Revolução Francesa, o nome é escrito da seguinte forma: Robespierre.

Por Paula Costa

comentários
  1. Carolina Paiva disse:

    Oi Robs!!!
    Egua devia ter lido a materia antes,mas sabe como é os estudos p ime n me deixam entrar na net por mt tempo XD
    Eguaaaa amei sua entrevista,ficou firme!!
    Se eu ja te achava um cara legal,gente boa,agora considero mais!!!
    A gente se fala na igreja!!
    bjsssss
    Fica na Paz =DD

  2. Luciana Almeida disse:

    Égua Pierre! Muito legal!!
    Sinto Deus na sua vida por meio das suas palavras! Fico feliz que tenhamos você conosco agora! Vá para o acampamento apoiar!! O Tonny já fez o convite aí!

    Ah, você lembra um personagem de um filme e livro chamado Jacob Black! rsrs

    abraços!

  3. Tonny Raphael e Bianca disse:

    SHOWZASSA A ENTREVISTA COM O PIERRE, SEJA BEM-VINDO PIERRE E SINTA-SE CADA VEZ MAIS EM CASA. DEUS TEM PLANOS PARA VC NESSA JUVENTUDE, PRECISAMOS CONVERSAR MAIS, INTERESSANTE ESSE RAPEL NA FOTO, ME LEMBRA O CAMP´S… JÁ VEJO VC LÁ EM CIMA DA CAIXA D’ÁGUA NO MÊS DE NOVEMBRO!!! AMÉM IRMÃO????

    • Robspierre disse:

      valeu mesmo!! 😀
      quando quiser, vamos conversar sim!!
      rapel é moh legal sim!!
      AMÉM auishasihshahuisah so não entendi o em cima da caixa d’água no mes de novembro… asuiashiash
      mas tamo ai pra ajudar na obra do Senhor
      abraço

  4. Robspierre disse:

    ausihauisuaishhu.. boa matéria Paula, nunca tinha sido entrevistado.. muito legal
    valeu..
    e podem me chamar apenas de pierre, ;D

  5. Bem, não sou veterana na igreja… mas… SEJA BEM VINDO!!!! rsrs… :p… Que Deus abençoe vc!!! Desejo que, assim como eu, vc tb se sinta a vontade na IBS!!! Abraços Robspierre!

Deixe um comentário

