Dúvidas sobre música

Publicado: 14 , outubro , 2010 , quinta-feira em Pa-Pum

O diretor-fundador da Escola de Adoradores, em Belém-Pará, o pastor Ivaldo Costa, que há 10 anos está a frente do projeto, e sua esposa Joelma, falaram rapidamente com a Revista Zion durante o 1º Seminário de Louvor e Adoração da Igreja Batista Sião, sobre música cristã e secular, a relação entre elas e o poder que exerce na vida das pessoas.

RZion: Pastor, qual é a importância de um seminário como este de louvor e adoração para os jovens cristãos?

Pastor Ivaldo: Na verdade, como seminário, a proposta de ensinar, nortear a vida de adoração dos jovens, dar esclarecimentos sobre o tema é muito importante. É valioso quando a igreja se reúne para estudar o assunto. Certamente, é crucial. Como primeiro, acho que vocês já começaram muito bem.  O tema é muito atual, pertinente, e eu acho que vai dar um brilho a mais para a juventude.


RZion: Qual é a dificuldade que você como pastor e professor percebe que os jovens têm em relação às músicas seculares?

Pastor: Bem, acho que hoje com a divulgação da mídia, através do iphone, mp3, mp4, a galera vive o tempo todo com a música, então, a música se apresenta como um agente transformador. Ela gera comportamentos, ela dita regras, cultura e a nossa preocupação deve ser não só com o que os nossos jovens estão escutando da música não cristã, mas também na música evangélica.  O que se está ouvindo, que tipo de seleção se faz com aquilo que está ouvindo para que a música não exerça um poder de tirar o jovem daquilo que a Palavra de Deus ensina que é o convívio com a família, por exemplo. Essa consagração à música, no sentido de dedicar muito tempo, com o instrumento que toca ou ouvir música, por exemplo, muitas vezes tira o jovem do convívio com as outras pessoas. É um perigo.


RZion: Em relação à música evangélica, só porque é cristã, tem necessariamente unção?

Pastor: Com esse tipo de coisa, nós temos que ter cuidado. Há alguns livros na Bíblia que não citam Deus, por incrível que pareça. O livro de Cantares não cita, mas é a Palavra de Deus. Na verdade, é muito difícil dizer que esse ou aquele cantor não tem Deus, porque existem muitos cantores evangélicos que eu conheço a vida e não chamaria pra cantar na minha igreja. Ás vezes, é muito difícil desligar as pessoas das suas músicas, mas o ideal é que você tenha maturidade para quando ouvir uma música, saiba discernir. Tem uns cantores que a música são pura poesia, são letras inteligentes…mas, se tem unção ou não, eu não posso julgar. Nem aquelas músicas mais poderosas, eu posso julgar. Por exemplo, a “Poderoso Deus” do pastor Antônio Cirilo, alguém pode cantá-la sem graça alguma, ou eu posso pegar aquela música mais simples e cantar de uma forma que toque o coração de alguém.


RZion: Já ouvi alguns pastores dizerem que o diabo, como não pode fazer o homem louvá-lo conscientemente, o faz colocando adoração a ele em letras invertidas, ou seja, sem o homem ter ciência. Isso acontece na sua opinão?

Pastor: Eu não acredito nisso. O louvor verdadeiro é aquele que você faz consciente. Então, se de repente, alguém coloca uma música, que se for ouvida de forma invertida, faça você dizer “Satanás é meu deus”, por exemplo, mas na minha consciência, eu estou dizendo O Senhor Jeová é o meu Deus, o que vale é o que eu estou dizendo e entendendo. Então, o louvor só é real quando eu sei que é verdade o que estou dizendo, porque eu posso estar dizendo que amo a Deus, mas isso ser uma grande mentira na minha vida. A Palavra é verdade, mas dentro de mim não é. Então, o que vale é o que estou dizendo conscientemente, e se tem uma palavra ali embutida e eu não sei, aquilo não está valendo para minha vida. Aquilo não se caracteriza louvor. São só palavras. O louvor é quando há consciência de fato e reconhecimento . A Admiração produz louvor. Eu só elogio aquilo que eu admiro. Aquilo que não me provoca admiração, eu não elogio. Aquilo que não é admiração minha é hipocrisia, mentira.


RZion: Agora, vamos falar rapidamente com a Pastora Joelma Costa, casada há 11 anos com o Pastor Ivaldo, e que juntamente com ele ministra aulas na Escola de Adoradores. Pastora, como as pessoas podem participar da Escola?

Pastora Joelma: A Escola trabalha na formação e qualificação do ministro. Então, nos procuram muito aqueles que desejam começar no ministério de louvor. Têm aqueles que já fazem parte e vão se qualificar ainda mais. A proposta da Escola é em um ano e meio, despertar aquele aluno para o serviço cristão.  E para uma qualificação na técnica, na música em si. O aluno escolhe três aulas por semana, segundo o seu melhor horário. A mensalidade é de R$ 110. Fazendo um pacote de qualquer Igreja, tem um preço diferenciado. No próximo mês, vamos começar matrícula para 2011 e daremos 50% de desconto no mês de novembro.


RZion: Desses 10 anos que vocês estão a frente da Escola de Adoradores, quais são os resultados que vocês têm obtido? O que os tem motivado a continuar?

Pastora: Olha, eu não conhecia o Tonny Raphael antes da Escola, mas eu sei que aquele  moço é uma referência clara do que foi a escola na vida dele. Acho que se ele for indagado sobre o assunto, poderá te falar mais detalhadamente o que foi. O marco na escola é transformação de vidas, de caráter, é o desejo de servir a Jesus de forma integral.


Adquira o livro do Pastor Ivaldo sobre Louvor e Adoração

O Ministro da adoração (270 pgs.) – R$ 30 reais.

Você encontra na Escola de Adoradores, na Av. Almirante Barroso, ao lado do Estádio do Paysandu.

O livro foi sistematizado para atender às expectativas da Escola de Adoradores. Dentre os temas abordados, há explanações sobre quem eram os levitas no Tabernáculo de Moisés; o resgate da história do louvor e adoração; os levitas do Tabernáculo de Davi. O caráter do ministro de louvor hoje, e vida no Espírito Santo.

Editado por Luciana Almeida

comentários
  1. Kath Jucá disse:

    Olha o que eu perdi… Tenho certeza que foi uma benção esse seminário, muito sábio o pastor. Amei a entrevista Lu. =*

  2. Gaby disse:

    Gostei mto tbm, palavras mto sábias.

  3. Elizângela Borges disse:

    Entrevista muito boa e relevante!!!

Deixe um comentário

