Filme – O primeiro mentiroso

Publicado: 4 , outubro , 2010 , segunda-feira em Cultura Gospel

Imagine um mundo onde todos só falam a verdade, porque é a coisa mais natural ao ser humano. Até verdades mais cabulosas são expressas publicamente sem nenhum problema. O que aconteceria então se um homem resolvesse ir contra sua natureza e cometesse um ato improvável nesse mundo, que seria justamente mentir?

O filme “O Primeiro Mentiroso” desperta em nós um carisma pelo protagonista Mark ( vivido por Ricky Gervais) que é um roteirista frustrado, longe de ser um galã, pois é considerado por si mesmo e pelo outros um gordinho sem chances de vencer na vida, mas que possui um dom ”  habilidade de mentir”. No começo da história, poderíamos até questionar  por quê a mentira seria um grande benefício. Na verdade ela não é, pois Mark descobre que apesar de suas mentiras lhe renderem dinheiro e fama, elas não são capazes de mudar quem ele é de verdade. O enredo da história nos leva a refletir sobre mentiras que escondemos, assim como a verdade que confessamos. Mentir para nós mesmos se tornou algo tão normal que certas mentiras já se tornaram tão habituais que nem a consideramos mentira e o filme nos leva a sentir essa sensação amarga de que às vezes mentimos descaradamente.

A história de Mark também leva à reflexão de que devemos enxergar o melhor de uma pessoa, o que não é mentir, mas ver aquilo que poucos vêem. O roteiro todo parece até uma apologia à mentira, mas talvez seja uma amostra crua de que algumas vezes somos sinceros demais ou mentimos demais. Não existe meio termo, mas o grande segredo é falar a verdade e procurar ver em cada um aquilo que está além das aparências.

Editado por Luís Fernando Almeida

Anúncios
comentários
  1. Silas Filho disse:

    éé engraçado o trailler, imagina o filme!

  2. A história do filme é muito boa! O cara simplesmente mente, e não sabe que é mentira…a mentira sequer tem uma definição, pq ela não existe!!! Que maravilha se fosse assim a realidade. Eu recomendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s