Julia, Anna e Nova – American Girls

Publicado: 19 , setembro , 2010 , domingo em Seja bem-vindo!
 

Da esquerda pra direita, Nova, Anna e Júlia.

Hoje, a coluna está internacional. A Sião tem recebido algumas irmãs americanas ultimamente, vocês já repararam? Pois é, agora vocês vão conhecer Julia Osthus, 22 anos; Anna Hatchett, 24 anos e Nova Glass, 30 anos. Elas dão aula no AVA. Pra quem não conhece, o AVA é o Amazon Valley Academy, uma escola cristã de inglês que fica em Ananindeua. Anna fala português, Nova só um pouco, e Julia não passa do “Oi, tudo bem?”. A entrevista que vai seguir abaixo foi feita em inglês há duas semanas com as três juntas. É um bate-papo pra que vocês as conheçam melhor 😉 Então, vamos lá. É um prazer apresentá-las a vocês!
 

 

Desde quando vocês estão no Brasil?

Nova – Estou aqui quase dois anos.

Anna – Há um ano e 6 meses.

Julia – Mais ou menos seis semanas.

Por que vocês vieram para cá?

Nova – Eu sou missionária e dou aula no AVA pra 1ª série.

Anna – Também sou missionária e dou aula para 4ª série.

Julia – Sou estudante universitária, estou no AVA estudando.

Como decidiram que viriam?

Anna – Eu fazia faculdade, quando me formei sabia que queria viajar pra algum lugar, e percebi que as portas estavam abertas para vir ao Brasil.

Vocês eram de alguma igreja nos EUA?

Anna – Sim, da batista.

É tem muitas igrejas batistas por lá, não? De que estado vocês são?

Anna – Alabama

Nova – Virginia

Julia – Minessotta

E vocês não se conheciam antes, é?

Todas – Não…

E vocês tem família nos EUA?

Todas – Sim…

E o que seus pais acham de vocês virem para cá?

Nova – Eles acham muito legal. Já vai fazer 10 anos que sou missionária e Deus abriu as portas pro Brasil, e eles ficaram felizes.

Anna – É, e meus pais vieram em julho para me ver.

E no Pará quais cidades vocês já conheceram?

Anna – Fomos a Peixe-boi.

Sabia que temos um animal aqui nos nossos rios que chama peixe-boi. Temos no bosque. É um animal bem grande, vocês já viram?

Todas – Nãão…!

Hahahaha..

E no Brasil o que vocês conhecem? Onde já foram?

Nova – Nós estudamos português em São Paulo por três meses, antes de vir a Belém

Todas vocês?

Nova – Não, só Anna e eu.

E no Pará o que vocês já conheceram?

Nova – Eu já estive em Salinas. E todas as cidades entre Belém e ela. Hahaha

Anna – Castanhal…

Nova – É… todas as cidades entre elas..

O que vocês estão achando das cidades?

Nova – Diferente, eu gosto das pequenas, as pessoas são bem abertas para falarmos com elas. E eu gosto de Belém, acho que a cidade é movimentada e alegre.

É muito diferente do que vocês pensavam?

Nova – Para mim é muito diferente. Porque eu sou de uma cidade bem pequena em Virginia. É muito diferente. E quando eu cheguei a São Paulo, eu pensei “Meu Deus”! Hahaha…

E antes de chegar aqui vocês pensavam que Belém fosse na floresta? Haha…

Anna – Eu pensava. Quando cheguei pensei: cadê a floresta? Achava que só íamos comer frutas e verduras. E nãão!

Nada de índios, né?! Hahah…

Anna – Pois é, nada de índios, nada de frutas e verduras. Nãão. Tem sorveeete!

É, é um pensamento que temos também dentro do Brasil. Mas me falem do trabalho como missionária de vocês.

Nova – Ser uma missionária foi algo que Deus me chamou para fazer, mas eu não sabia muito sobre. E eu comecei a ver como falar de Deus e como conhecer a palavra. Em junho, eu vi 40 decisões pra Cristo aqui no Brasil e aprendi que ser uma missionária é falar do evangelho pras crianças, pras famílias, enfim…  Às vezes esperamos algo mais, mas com certeza o que temos é recompensador.

 E você Julia?

Julia – Sabe, a principal diferença entre brasileiros e americanos? É que os brasileiros são muito mais abertos!

Para ouvir?

Julia – Para relacionamentos, pra ouvir… Aqui, eles te veem na rua e te chamam pra dentro da casa deles. Nos Estados Unidos não é assim.

É mais difícil?

Anna – Você vai de porta em porta e eles batem ela na sua cara. É uma atmosfera completamente diferente.

Mas nos Estados Unidos tem muitos cristãos, não?

Todas – Eu não acho…

Porque nos filmes vemos muitas igrejas batistas…

Julia – É mais cultural. Muita gente mantém a cultura de ser cristão e ir à igreja. Mas isso está mudando muito. Algumas igrejas e alguns cristãos não creem e não seguem uma vida cristã.

Mais por tradição, certo?

Nova – É.. Mais um nome. Dizem ser cristãos, mas não agem como tal, a maioria talvez nem leia a Bíblia ou até nem tenha uma.

E como conheceram a Sião?

Anna – Eu acho que inicialmente a Christie (outra amiga delas também do AVA) conheceu alguém daqui que ia pro AVA.  E depois conhecemos o André Lacerda e a Sofie.  Acredito que eles foram os primeiros a convidar Christie para vir aqui. E depois viemos todas.

Me falem algo que gostam de fazer..

Julia – Huum… Aqui no Brasil? Bem gosto de sair por aí para passear…

Vocês acham difícil se locomover por aqui? Já se perderam?

Anna – Haha, siim, já. Mas acho os ônibus ótimos! Eles podem te levar a qualquer lugar.

Sério? Porque pra nós eles não são bons. Aqui a maioria das pessoas acha eles sujos e velhos. Bacana que vocês gostem.

Nova – Mas pra quem não tem carro é ótimo. Nos não temos isso nos Estados Unidos, lá você precisa de carro.

Anna – Ônibus não são comuns lá.

Mas vocês não saem sós, né?! Pra se comunicar com os outros, já que nem todas dominam o português, como que fazem?

Nova – Nós conseguimos perguntar e entender os outros… Mas eu já tenho uma boa ideia de como é, quero dizer,  se me disseram Duque eu sei que é uma rua. Nós temos missionários aqui que já estão há uns 12 anos em Belém e conhecem a cidade muito bem. Eles nos ajudam e nós não saímos sozinhas, sempre em grupo.

Mas sim, voltando aos hobby de vocês…

Anna – Ahh, siim… Eu gosto de fazer compras, sair pra jantar, cozinhar, sair com os amigos…

E música? quais músicas brasileiras vocês conhecem?

Nova – O Calypso.

Sério?! A Joelma, aquela loira… sério?

Anna – É, eles até foram para um aniversário lá na nossa casa.

E comida?

Todas – Churraaasco!

É muito diferente do americano?

Nova – É sim, acho que o daqui é muito melhor!

Anna – Minha comida favorita é coração de frango.

E as comídas típicas daqui? Tipo tacacá?

Julia – Huumm, tacacá!

Todas – Hahaha!

Maniçoba?

Anna – Não… não conheço maniçoba…

Nova – É, não conheço.

Julia – Nem eu..

Bem não tem uma aparência boa mas é gostosa, deveriam provar! E açaí?

Nova – Sim, açaí é muito bom!!

Anna – Maracujá…

Então vocês já foram a Cairu? A sorveteira, não?!

TODAS – Ahhh, siiiim!

Nova – Nós amamos.

Anna –Também já comemos caruru.. acerola.

Julia – Cupuaçu…

Anna – Mas tem uma coisa que não gostamos daqui. Pizza brasileira!

Julia – É, prefiro a dos Estados Unidos.

Nova – Tem muitos ingredientes na pizza daqui.

E quanto tempo vocês ainda vão ficar aqui?

Nova – Vou embora em junho do ano que vem.

Anna – Próximo mês de julho.

Julia – Em outubro já.

Elas se despediram dizendo: nós amamos essa igreja!

E nós já amamos vocês, saibam! Aproveitem a estadia 😉

comentários
  1. Samantha Kunst disse:

    Eu amo ir ao Ava ,os cultos são sempre muito simples,e sempre escuto a voz de Deus através da palavra!
    Sejam sempre bem vindas!

  2. Nova Glass disse:

    Oi, tudo bem? Obrigada por suas abençoadoras palavras! Fiquem com Deus!!

    Brasileiros são legais!!!

    Deus abençoe vocês!!
    Nova

  3. Tonny Raphael disse:

    Amamos muito vcs e é um privilégio muito grande tê-las em nossa igreja, fico muito feliz por suas vidas e ministério. Gostaria de fazer um pedido especial e vcs: Não vão embora!!! Fiquem conosco!!! Apesar de ser muito recente nossa convivência, sentiremos muito falta de vcs, nossos cultos de sábado suas presenças são garantidas e marcantes… Quando prego fico feliz de vê-las presentes na congregação.

    Deus abençoe grandemente em nome de Jesus.

  4. Luciana Almeida disse:

    Gente, quero registrar aqui que a Gabriela é uma boa tradutora! Excelente, na verdade! Ela fez a entrevista toda em inglês e traduziu tudinho, bonitinho! Parabéns!!!!!
    Além disso, as meninas são mesmo muito legais! Elas são curiosas e alegres! Elas desejam ficar no Brasil o resto da vida. Esperamos que o Brasil dê esse visto eterno pra elas!

  5. Gaby disse:

    Amei, vcs sao mto divertidas kkkkk
    bjsssssssssssss

  6. Bernardo disse:

    Ei galera… Muito boa entrevista… Fazia tempo q nao ria na frente do pc hehe!
    Mas hey, piexe-boi so é peixe no nome, pq ele é um tremendo mamífero 😉
    Bjao a tds
    God bless you =]

  7. Paula disse:

    Esqueci de dizer! Adorei a entrevista em conjunto hehe!

    🙂

  8. Paula disse:

    Sejam Bem-vindas! Que o Senhor abençoe a vida e o trabalho de cada uma para com Ele!

Deixe um comentário

