007 de Cristo

Publicado: 8 , agosto , 2010 , domingo em Matérias

Você é um agente secreto?

No cinema, 007 é como se chama o personagem James Bond, um agente secreto britânico, criado por Ian Flemining na década de 60.

No trabalho, na universidade, na escola, nos passeios com amigos, como você se comporta? Você é igualzinho às pessoas dos lugares que você frequenta fora da igreja? Se a resposta for positiva, então, você certamente é um agente secreto perfeito,  pois não quer ser reconhecido pela luz de Cristo que deveria resplandecer em sua vida, e está conseguindo.

A Palavra de Deus tem uma importante mensagem para aqueles que tem vergonha de assumirem quem são em Cristo Jesus, e preferem ser como as outras pessoas para não serem caçoados, rejeitados ou excluídos de um grupo. Em Mateus 10.33 está escrito: “Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus”.

Yana Martins, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, confessa que infelizmente (palavra dela) já foi uma 007 de Cristo, até 2008, tempo em que só ia para a igreja aos domingos, e quando a mãe a obrigava. “Eu tinha meus amigos na igreja, normal, mas quando eu chegava na escola, e em outros lugares, era totalmente diferente. Eu fingia que nem sabia o que era ser crente, porque meus amigos achavam isso careta e ultrapassado. E eu queria me encaixar e ser igual a eles pra ser aceita”, lembra.

Na Bíblia, uma história parecida com a de Yana e Letícia, é a do apóstolo Pedro, discípulo de Jesus, que ao ver que Cristo havia sido preso, e estava prestes a ser crucificado, temeu por sua vida, e fingiu não conhecer o próprio mestre, quando questionado por algumas pessoas. Em Marcos 14.66, lemos que uma criada do sumo sacerdote olha para Pedro e afirma: “Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas, ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes”.

A estudante de direito Letícia Nicoletti, 19 anos, conta que também já foi 007. Na época em que estava estudando para o vestibular, sua mãe não a deixava ir para algumas atividades da igreja, porque ela precisava estudar. Então, ela usava essa proibição como uma desculpa para não buscar a Deus. “Eu não falava de Deus para os meus amigos, quando tinha a oportunidade de confortá-los naquele momento de pressão que é o vestibular. Eu me abalava como os outros estudantes diante dos problemas. Se tivesse firme com Deus, eu poderia ter dado palavras motivadoras para eles. Fui imatura”, conta Nicoletti.

Agora, Leticia veste a camisa, literalmente.

Mudança –    Diz o ditado popular “Errar é humano. Permanecer no erro, é burrice”. Naquela oportunidade, Pedro errou, mas adiante, assumiu quem era em Jesus, e foi um dos pilares da igreja cristã no mundo todo. Todos os homens erram, porém, diante de Deus, o arrependimento é válido. “Produzi, pois, frutos de arrependimento” (Mateus 3.8). E foi isso o que aconteceu, em momentos diferentes, com Letícia e Yana. “Agora, estou vestindo a camisa, literalmente. Vou para a faculdade com blusas cheias de mensagens bíblicas. E funciona, porque as pessoas me perguntam sobre elas e eu respondo. É um gancho para falar de Deus. Escrevo as músicas que cantamos na igreja, no intervalo das aulas, e é outra forma dos meus colegas virem me perguntar a respeito, e eu aproveito pra falar de Deus também. Afinal, se você está com Cristo, tem que mostrar frutos”, diz Letícia.

Para Yana, a mudança aconteceu depois que conseguiu entender que não precisava se igualar ao mundo para ser aceita. “Hoje, tudo o que eu quero é ser diferente. Quero que as pessoas consigam ver a minha mudança, que as pessoas olhem pra mim e vejam Jesus refletido, mesmo que eu não seja digna disso. Quero evangelizar as pessoas com meus atos, quero que todo mundo veja como é bom ser crente através da minha vida, quero que vejam que estar com Jesus é maravilhoso”, almeja a adolescente.

Ela diz ainda que quando se é de Deus, é impossível esconder das pessoas quem você é. Seria como querer tapar o sol com a peneira. “Eu conheço pessoas que se converteram, e querem esconder dos pais, dos amigos e de todos. Se esconder não tá com nada, é uma grande furada. Na minha opinião, não dá certo”, avalia.

Cristãos assumidos – Por outro lado, existem aqueles que definitivamente não escondem nem um pouquinho a quem servem, e fazem exatamente o que Jesus declara em Mateus 10.32: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. É o caso da estudante de engenharia química, Luiza Corrêa, 20 anos, que participa da Aliança Bíblica Universitária (ABU) na Universidade Federal de Minas Gerais. “Nossas reuniões são abertas e qualquer pessoa da faculdade pode nos ver enquanto caminha. Muitas pessoas já me perguntaram que tipo de reunião é aquela e a partir dessa pergunta é possível assumir minha fé e convidar essas pessoas a participarem das reuniões”, explica a universitária.

Luiza (de blusa branca florida) com os jovens da Aliança Bíblica Universitária

Para impedir que se torne uma agente secreta, Luiza conta ainda que, além dessa reunião, onde tem a oportunidade de se relacionar com outros cristãos como ela, tenta manter um comportamento do agrado de Jesus perto dos não-crentes. “É bastante difícil ser cristão na universidade. Somos uma minoria, mas graças a Deus, a ABU tem sido de grande importância pra mim, pois ela é ativa e sempre proporciona eventos evangelísticos nos quais é possível se envolver e falar de Cristo para outros estudantes”, relata.

Da mesma forma, a design Patrícia Paixão, 26 anos, tem conduzido sua vida, não negando a Jesus, sendo íntegra, ousada e autêntica no que se refere às coisas de Deus. “Uma vez, meus colegas estavam falando sobre casamento, sexo, essas coisas. E eu mostrei a minha posição como cristã. Uns fizeram caras e bocas e outros até riram. Na hora, você se sente incompreendido e até ridicularizado porque ninguém entende a sua fé. Mas, lembrei que nós cristãos temos de padecer os mesmos sofrimentos que Cristo sofreu e até nos alegrarmos com eles, pois isso traz peso de glória para nós que cremos”, declara.

Cinco características de um 007 de Cristo

1. Quando alguém do meio não evangélico fala de religião, ele muda logo de assunto, pra não ter que falar que é crente.

2. Tenta evitar ao máximo estar com amigos crentes e não crentes ao mesmo tempo.

3. Se precisar, ele se diz não ter religião.

4. Esconde de todos o fato de que vai pra igreja.

5. Não testemunha, e em consequência, não tem frutos (pelos frutos, conhecereis a árvore, diz a Bíblia)

Fonte: Yana Martins – Teen da Igreja Batista Sião

Editado por Luciana Almeida

Colaborou Luís Fernando Almeida

Anúncios
comentários
  1. “Ainda que a figueira não floresça,
    nem haja fruto nas vides;
    ainda que falhe o produto da oliveira,
    e os campos não produzam mantimento;
    ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
    Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

    Habacuque 3: 17e18

    Conheça a Livraria Papiros | Cristã igual a você – Grande diversidade deBíblias e os melhores livros cristãos para toda sua família.

    Acesse: http://www.livrariapapiros.com.br

    Imperdível Programa de Afiliados Cristãos para seu Blog!

  2. Letícia Nicoletti disse:

    A reportagem ficou incrível! Que o Espírito Santo fale ao coração dos demais 007 e que aqueles q nunca foram, nunca se tornem tb. Parabéns à galera da Revista Zion, ela está excelente! (obs: O jornalismo é incrível, da onde tiraram aquela minha foto???).

  3. Tonny Raphael disse:

    Muita boa a matéria e parabéns a toda equipe do Senhor e as nossas ex-agentes secretas. Deus continue abençoando a todos e a você que está lendo este comentário tbm. JESUS TE AMA.

  4. Gaby disse:

    Precisamos ter determinação e obediencia a Deus p/ assumirmos verdadeiramente quem somos, precisamos falar mais do amor de Cristo, pois existem mts pessoas sedentas de Jesus e não podemos perder mais tempo. Amei a materia.
    bjssssssss

  5. Patricia Paixão disse:

    A matéria ficou linda!!!
    Parabéns a todos que contribuíram ;D

  6. Luciana Almeida disse:

    Deve ter tantos agentes secretos por aí, que quando descobrirmos a identidade deles, ficaremos surpresos. rs

  7. Yana Martins disse:

    A materia tá muito legaaal =)
    parabéns galera, a r.zion só fica cada vez melhor!
    tirando a minha foto que está podríssima uhauhauahuahuh
    mas é isso aí, beijão, fiquem com Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s