Integrar para não entregar

Publicado: 4 , julho , 2010 , domingo em Matérias

Lembra do lema do famoso presidente militar Castelo Branco? Integrar para não entregar. Se pararmos para pensar, é um discurso bem coerente. Não vou entrar nas particularidades que ele teve na época em que foi dito pela primeira vez. Vamos pensar no hoje e no que esse lema significa. Sabe o que é integrar? É fazer parte, completar, tornando-se parte integrante. Tornar-se parte integrante. Tornar-se parte integrante. Tornar-se parte integrante. Isso me lembra a Igreja de Cristo, e a você não?

“Acho importante integrar os Jovens a Cristo para não entregá-los para o mundo”. Foi o que a consultora Kathleen Jucá disse no último Integrajovem, dia 26 de junho. Mas o que é Integrajovem? Para quem não sabe a Unijovem da IBS tem um ministério chamado Integração. Um nome que já explica tudo, mas vale à pena clarear a idéia. Esse ministério recepciona os visitantes nos cultos da juventude. Eles não podem ficar sozinhos. Os visitantes precisam se integrar, e o Integração nasceu para facilitar esse caminho e despertar na Igreja essa iniciativa.

Mas o termo acima era outro: Integrajovem. Explico. Dentro do Integração surgiu a idéia de fazer um culto fora da igreja. Um culto diferente, atrelado ao lazer. Quem coordena esse ministério é o estudante de zootecnia, de 24 anos, Silas Filho e o administrador, de 22 anos, Guilherme Oliveira. Os resultados são tão bons que eles e mais 10 membros da Unijovem compõe a equipe do Integração, mas durante o Integrajovem, a equipe cresce três vezes mais para garantir que tudo corra bem.

Agora que você já sabe o que é o evento, posso falar de como foi encerrar o 1° semestre de atividades da Unijovem com ele.  Num belo fim de tarde, clima agradável. Tema: Milagres. A hora do lanche queria se adiantar alastrando o bom cheiro dos sanduíches. Os músicos dedilhando belos louvores. A equipe toda dando os últimos retoques no ambiente. E os convidados começam a chegar, se sentam, conversam, observam. Alguns não sabem o que vai acontecer, vieram com o convite de que seria muito bom. Isso bastou e eles estavam lá. Tudo pronto pra Deus agir.

Izabelle acompanhada por membro do Integração

Alguns estavam no Integrajovem pela primeira vez. Meio tímidos no início, mas era questão de tempo para isso mudar.  Bianca Abreu, 17 anos, disse que aproveitou que as férias chegaram para aceitar um convite antigo. Izabelle Cristiane, também 17 anos, já frequenta os cultos da Unijovem, e espera encontrar mais a Deus durante o Integrajovem. Ramon convidou Eduardo Mascarenhas, 19 anos, que nunca foi a Sião. “Eu vim conhecer, ele disse que eu ia gostar”.

Mas nem todo mundo era marinheiro de primeira viagem. Lucas Moraes, 15 anos, participou de todos os Integrajovens. “Cada um marcou de uma forma diferente”. Ele acredita que esse momento de louvor fora da igreja é importante e confessa que fortaleceu laços de amizades com essas participações. “A Juliana, por exemplo, eu só via na igreja agora somos muito mais amigos”.

E se você pensa que Integrajovem é só pra jovem está muito enganado. Dona Conceição Passarinho, 63 anos, está sempre presente nos eventos da juventude, trabalhando. “Eu quero me colocar à disposição desses trabalhos. Me sinto viva, revigorada, renovada. Sinto que Jesus está comigo me dando força”.

Esse culto contou com uma participação mais que especial, de alguém tão abençoado que quando fala nos traz edificação. O músico Vitor Lobo foi dar seu testemunho de vida àqueles quase 100 jovens que buscavam a presença de Deus. O tema desse Integrajovem é Milagres, lembram? E foi sobre isso que Vitor Lobo falou. “Quando você vai deitar, na hora da chuva, Jesus está ali contigo, porque ele se importa com a tua e com a minha dor. Um Deus que não precisa da gente pra nada, fica ali do nosso lado. E como é possível a gente rejeitar um amor como esse? Eu sou um milagre. Eu sou um memorial do milagre, porque ele atende às nossas orações”. Vitor não pensa duas vezes, ele sabe que é tempo de aproveitar o que Deus nos proporciona. “A gente não quer desperdiçar. A vida é muito curta, por isso é tempo de viver o dia. Ele me deu uma segunda chance mesmo que eu não merecesse”.

Eduardo Mascarenhas foi à frente, falar publicamente que aceitava Jesus como Salvador de sua vida

Na palavra de Deus está escrito que onde estiverem dois ou três reunidos em nome Dele, ali Ele próprio estaria. E Deus estava lá, naquela tarde, falando ao coração de cada um daqueles jovens. Como todo culto da Sião há aquele momento que cada um tem a oportunidade de tomar uma decisão por Cristo, nesse não seria diferente. E vocês lembram-se do Eduardo de quem falei no início da matéria? Pois é, ele foi à frente nesse momento. “A Deus eu já tinha aceitado, só que nunca tinha sentido a presença dele perto de mim. Posso dizer que hoje senti Deus do meu lado”. Aleluia!

E é pra buscar essa intimidade com Deus e a comunhão com os irmãos que o Integrajovem existe. Esse foi o último do semestre, mas não desanimem, outros virão. É hora de estar em contato com a Igreja de Cristo, de conhecer uns aos outros e juntos praticarmos o Ide do Senhor. Às vezes, pode ser difícil criar relacionamentos. Essa é uma barreira que esse ministério enfrenta. Contudo, amar o próximo é ordenança de Jesus, e nos integrar é ajudar que esse amor floresça. Não desista, não se entregue. Se integre a nós!

Editado por Gabriela Azevedo

comentários
  1. kmatos disse:

    Que bom…Deus, de fato, é um Deus de milagres! Ele continua fazendo isso em nosso meio e, tenho certeza, continuará fazendo. Precisamos crer e fazer a nossa parte.

  2. Gaby disse:

    Q Deus abençoe mto esse ministério, e q Ele continue sustentando essa nova geração….Uma benção esse dia…Glória Deus!!!!

  3. Tonny Raphael disse:

    DEUS ABENÇOE A TODOS OS MINISTÉRIOS E VIDAS E PRINCIPALMENTE VOCÊ QUE ACABOU DE LER ESTE ARTIGO.

  4. kath jucá disse:

    Nooooosa, show a matéria…

    =)

  5. Mariah disse:

    aaaaah, muito bom! glória Deus! eu que não fui fiquei ainda mais triste por ter perdido mas ao mesmo tempo muito feliz pelo resultado. arrasou mesmo na matéria gabi… que Deus continue nos dando graça pra continuar a trabalhar nesse ministério =D

  6. Carol disse:

    esse foi o meu primeiro integra, e foi o melhor evento cristão da minha vida.
    Parabéns a todos.
    E que venham muitos mais.

  7. Luciana Almeida disse:

    Arrasou Gabrielaaaaaaaaaaaaaaaa!! A matéria está linda! As fotos do Bernardo também estão ótimas!

  8. Bernardo disse:

    Woohooo!!! Mto massa!
    Gabi, parabéns! Conseguiste passar mto bem oq foi… Eu tava la e li o texto e nossa! Perfect a cobertura…
    Gloria a Deus… Que Ele ajude a todos nós a superar-mos nossas barreiras e deixar-mos transbordar aos outros um pouco do muito amor que Tem derramado sobre nós! Em nome de Jesus. Amém.

    Bjao
    God bless you =]

Deixe um comentário

