Espírito Santo

Publicado: 18 , junho , 2010 , sexta-feira em Pa-Pum

Pastor Jonatas Figueira, da Unijovem, tira algumas dúvidas sobre o Espírito Santo.

Breve Histórico Pastoral

“Eu nasci em um lar cristão e fui oferecido ao Senhor ainda no ventre da minha mãe. Sou a quinta geração cristã da minha família, mas como Deus não possui netos, eu senti a necessidade de tomar minha decisão e a fiz na minha adolescência por volta dos quatorze anos.
Meu trabalho pastoral começou na igreja presbiteriana de Manaus, servindo nas congregações, porém minha ordenação aconteceu em 2004, após a minha chegada em Belém”.

Sobre o Espírito Santo   

Pergunta: A bíblia diz que Ele é uma pessoa, é a terceira da Trindade. Gostaríamos de saber como Ele é. Cada um na trindade tem sentimentos próprios? ou estão interligados entre si? Pensam e agem da mesma forma o tempo todo, como se fossem uma só pessoa?

Resposta: Encontramos vários textos bíblicos que retratam a doutrina do Espírito Santo. Ele está presente tanto no Antigo como no Novo Testamento. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, possui sentimentos (Ef-4:30); assiste-nos em nossas fraquezas e intercede por nós junto ao Pai com gemidos inexprimíveis (Rm-8:26). Como Ele é Deus, torna-se impossível defini-lo, mas eles agem como você mesma disse: Da mesma forma o tempo todo, numa mesma sincronia, como se fossem uma só pessoa. Como ilustração, vou dar um exemplo bem simples que é o do shampoo três em um (shampoo, condicionador e anti-caspa).

Pergunta: A bíblia relata um pedido de Paulo que disse: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus”. De que forma podemos entristecer o Espírito Santo?

Resposta: O Espírito Santo habita em nós; portanto toda a vez que transgredimos os mandamentos do Senhor, nós o entristecemos, porque Ele é Santo (1Co-3:13 – Lv-11:44,45 – 1Pd-1.16).

Pergunta: O que é o batismo no Espírito Santo?

Resposta:  Todo aquele que aceita a Cristo como seu salvador, passa a possuir o Espírito Santo (Jo-14:16,20 – 2Tm-1:14); porem o apóstolo Paulo em (Ef-5:18), compara o Espírito Santo a uma substância liquida (enchei-vos do Espírito). Ao estabelecer o diaconato, a recomendação dos apóstolos foi que escolhessem homens cheios do Espírito Santo (At-6:3); e quando lemos a parábola das dez virgens, encontramos o Espírito Santo sendo representado pelo azeite nas botijas (Mt-25). Temos outras referências como At-2:4 e 4:31 em que todos ficaram cheios do Espírito Santo. Portanto podemos possuir o Espírito Santo e estarmos ou não cheios do Espírito Santo. Vai depender da nossa busca diária; da nossa comunhão com Deus.

Pergunta: Quem é batizado no Espírito Santo tem que necessariamente falar em línguas estranhas?

Resposta: O batismo com o Espírito Santo ocorre quando pela primeira vez há um transbordamento do Espírito Santo e que poderá vir ou não acompanhado de algum Dom do Espírito Santo, não necessariamente o de Línguas (1Co-12:30). Outras experiências semelhantes sucessivas a essa são chamadas de plenitude do Espírito ou derramamento do Espírito. O batismo com o Espírito Santo é a primeira experiência do transbordar do Espírito em nossas vidas, enquanto que: as demais experiências não as chamamos mais de batismo, porque batismo é somente a primeira vez em que ocorreu o transbordamento; mas as chamamos de plenitude ou enchimento ou derramamento do Espírito.

Pergunta: Como ocorre o pecado contra o Espírito Santo? Por que para esse pecado não há perdão?
 
Resposta: Eu precisaria de um tempo maior para explicar sobre o assunto, porem o pecado contra o Espírito Santo é na verdade a rejeição da obra que Ele veio realizar. A bíblia diz que o Espírito Santo é quem nos convence do pecado e da Justiça (Jo-16:8), portanto rejeitar a obra do Espírito Santo é rejeitar o próprio Espírito Santo e conseqüentemente a salvação; é algo imperdoável.

Pergunta: Como ter uma comunhão maior com o Espírito?

Resposta: Conforme comentei acima, para termos uma comunhão com o Espírito Santo é o mesmo que ter comunhão com o Pai e com o Filho. É através da oração e meditação na sua Palavra. É necessário desenvolvermos uma vida de submissão e obediência plena com o nosso Deus.  Z

 

 

Anúncios
comentários
  1. Mayara disse:

    muito importante essa entrevista…esclarece muitas dúvidas realmente… =D God.bless.you

  2. Roberto Cezar Negrão disse:

    Legal esclarecer varias duvidas, obrigado =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s